Geral
Cooperação Internacional em Arqueologia na UFPI
Evento destaca intercâmbio entre Brasil e França na arqueologia.
Na manhã do dia 4, teve início o I Seminário de Cooperação Internacional em Arqueologia, ocorrido na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Museu de Arqueologia e Paleontologia da instituição. Este evento visa ressaltar pesquisas arqueológicas realizadas nos últimos 60 anos no Brasil, em colaboração com o governo francês e sua embaixada no país. O seminário segue até 6 de dezembro.
O vice-reitor da UFPI, professor Edmilson Moura, que está no exercício da reitoria, participou da mesa de honra e falou sobre a importância dessa colaboração para a divulgação e incentivo às pesquisas na área de arqueologia. Ele destacou que a história do curso de Arqueologia está profundamente ligada à parceria com a França, o que é fundamental para estabelecer novos debates e pesquisas entre os estudantes.
A professora Edna Joazeiro, assessora internacional da UFPI, destacou a relevância de sediar um encontro internacional que valoriza a produção científica. Segundo ela, a Arqueologia na universidade está vivenciando um momento importante, reforçando a relação histórica e essencial com a França para a construção do conhecimento e futuro da comunidade acadêmica.
O professor Gregoire Andre Henri Marie Ghislain Van Havre, do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da UFPI, explicou que o evento realiza uma troca de experiências com pesquisadores que possuem vivência internacional, destacando a importância dos intercâmbios no Piauí e no Brasil. O seminário propõe discutir pela primeira vez a questão dos intercâmbios da cooperação internacional em arqueologia.
Para a comunidade acadêmica, além da troca de conhecimentos, o seminário permite que estudantes apresentem suas pesquisas e se aproximem das oportunidades de intercâmbio. A aluna Cassia Sales Utescher Intrieri ressaltou a importância dessas parcerias, como a entre França e Brasil, para tornar acessíveis as experiências oferecidas a partir dessas conexões.
No evento, também participaram a cônsul-adjunta do Consulado Geral da França no Recife, Elsa Sobral Nogueira; o coordenador do curso de Arqueologia, professor Ângelo Alves Correa; e Antoine Lourdeau, professor adjunto do Departamento Homem e Ambiente do Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris. A realização do seminário é fruto da cooperação entre as Universidades Federais do Piauí, Pernambuco e do Vale do São Francisco, com transmissão ao vivo no YouTube até o término do evento em 6 de dezembro.