Meio Ambiente

Vulcão mais velho do planeta encontra-se no Brasil!

Vulcão Amazonas pode ser visto no centro da imagem, atualmente menor do que já foi. 
Vulcão Amazonas é visto no centro da imagem, hoje muito menor do que já foi (Divulgação)

Aprendemos frequentemente na escola que o Brasil é um país livre de vulcões, terremotos, furacões, etc; Mas isso está prestes a mudar com a descoberta de não um, mas dois vulcões em território nacional.

Ao contrário do que sempre nos foi ensinado, o Brasil possui sim vulcões e, segundo geólogos, essas duas formações encontram-se uma na região Norte e outra na Sudeste.

Na região Norte, já confirmado, encontra-se o vulcão Amazonas. Já na Sudeste está o Nova Iguaçu, ainda não confirmado oficialmente como vulcão, mas já considerado como um por vários geólogos.

E além dessa surpreendente presença, o vulcão Amazonas é também considerado o mais antigo do mundo, sendo mais velho que muitas das formações mais famosas do mundo. Ele é datado de 1,9 bilhão de anos e seu cone chegou a ter 400 metros de altura no auge de suas erupções – segundo geólogos, e atualmente a cratera ainda possui 22 quilômetros de diâmetro.

O vulcão Amazonas está localizado entre os rios Tapajós e Jamanxin, em uma região formada por rochas vulcânicas que revelam a potência o vulcão em seu auge. A cidade habitada mais próxima desse local é Itaituba, que fica no Pará.

Mas não há o que temer com a presença desses dois vulcões por aqui, pois o Nova Iguaçu ainda nem foi confirmado oficialmente como um vulcão e está completamente extinto, sem possibilidade de voltar. Já o Amazonas encontra-se inativo e não entra em erupção há muitos anos, e também não há possibilidades de voltar a funcionar. Mas, é claro, isso pode mudar em determinado tempo da história.

 

Mapa de localidade da ocorrência de rochas vulcânicas, Município de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro, Brasil.
Mapa de localidade da ocorrência de rochas vulcânicas, Município de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro, Brasil (Wikimedia Commons)
 

 

Fonte: Yahoo Brasil/Super Incrível