Meio Ambiente
Vulcão mais velho do planeta encontra-se no Brasil!
Vulcão Amazonas é visto no centro da imagem, hoje muito menor do que já foi (Divulgação)
Aprendemos frequentemente na escola que o Brasil é um país livre de vulcões, terremotos, furacões, etc; Mas isso está prestes a mudar com a descoberta de não um, mas dois vulcões em território nacional.
Ao contrário do que sempre nos foi ensinado, o Brasil possui sim vulcões e, segundo geólogos, essas duas formações encontram-se uma na região Norte e outra na Sudeste.
Na região Norte, já confirmado, encontra-se o vulcão Amazonas. Já na Sudeste está o Nova Iguaçu, ainda não confirmado oficialmente como vulcão, mas já considerado como um por vários geólogos.
E além dessa surpreendente presença, o vulcão Amazonas é também considerado o mais antigo do mundo, sendo mais velho que muitas das formações mais famosas do mundo. Ele é datado de 1,9 bilhão de anos e seu cone chegou a ter 400 metros de altura no auge de suas erupções – segundo geólogos, e atualmente a cratera ainda possui 22 quilômetros de diâmetro.
O vulcão Amazonas está localizado entre os rios Tapajós e Jamanxin, em uma região formada por rochas vulcânicas que revelam a potência o vulcão em seu auge. A cidade habitada mais próxima desse local é Itaituba, que fica no Pará.
Mas não há o que temer com a presença desses dois vulcões por aqui, pois o Nova Iguaçu ainda nem foi confirmado oficialmente como um vulcão e está completamente extinto, sem possibilidade de voltar. Já o Amazonas encontra-se inativo e não entra em erupção há muitos anos, e também não há possibilidades de voltar a funcionar. Mas, é claro, isso pode mudar em determinado tempo da história.
Mapa de localidade da ocorrência de rochas vulcânicas, Município de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro, Brasil (Wikimedia Commons)
Fonte: Yahoo Brasil/Super Incrível