Geral
Futuro superintendente da Strans alerta motociclistas sobre cuidados ao trafegar em faixas de ônibus
O próximo gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), Carlos Daniel, fez um alerta em entrevista à TV Cidade Verde na tarde desta quinta (19) sobre o uso da faixa de ônibus por motociclistas a partir de 2 de janeiro. A medida foi anunciada pelo prefeito eleito Sílvio Mendes (União Brasil) com o objetivo de diminuir os acidentes envolvendo motocicletas.
De acordo com o gestor, os motociclistas terão que "ser pacientes" e respeitar os ônibus em suas paradas de passageiros. No entanto, a avaliação é de que o saldo será positivo porque vão deixar de concorrer com os carros.
"Eles [motociclistas] terão que ser pacientes. Terão que andar atrás dos ônibus ou na frente, mas sempre respeitando a parada do ônibus, eles também terão que respeitar. Porque se ele ficar entrando e saindo, naturalmente que vai terminar tendo é mais acidentes. Então é preciso que eles tenham mais paciência porque vão ter uma via livre, não vão mais concorrer com os carros, então deve reduzir o número de acidentes", relatou.
O futuro superintendente, que vai retornar à superintendência que geriu em gestões anteriores, disse que também será feita uma campanha educativa sobre o novo modelo. "Vamos começar dia 2 uma campanha educativa e informativa sobre essa novo modo de operação para motos em Teresina. Dia 2 vamos entrar com a campanha explicando e chamando a atenção para o que deve ser chamado", citou.
Outras medidas foram anunciadas pelo prefeito, como a não aplicação de multa no período de 23h até às 5h da manhã nos cruzamentos das ruas sinalizadas que ficarão piscando com o sinal no amarelo. A velocidade permitida será observada. As faixas dos ciclistas serão exclusivas até as 21 horas, quando será permitido o estacionamento de carros. Serão licitada placas com os endereços das ruas e avenidas, dentre outras.
O superintendente também citou que outro desafio é "retomar" o respeito às leis de trânsito e que as blitzes vão voltar a ser feitas pela Strans.
"Como não houve blitz da Strans, houve uma falta de respeito às leis de trânsito. Então vamos voltar com essas blitzes para que o cidadão se sinta mais seguro, para que a gente possa obrigar o motorista a andar dentro das regras do CTB", disse.
Transporte público: mais ônibus deverão circular a partir de 2 de janeiro
O futuro gestor também comentou a reunião que o prefeito eleito teve com empresários do transporte público da capital. Segundo Carlos Daniel, ficou acertado um aumento no número de ônibus em circulação na cidade a partir de 2 de janeiro principalmente nas linhas com menos frota. Ele citou que o mês de janeiro será usado para uma avaliação, que definirá os rumos do transporte público.
"O prefeito esteve reunido com os empresários dos consórcios que estão operando na cidade, e vai haver um acréscimo, a partir do dia 2 de janeiro deve haver um acréscimo na quantidade de ônibus que estão circulando naquelas linhas, principalmente que estão mais deficitárias, que nós temos hoje várias linhas que só tem um ônibus. Se só tem um onibus, se ele quebra, já é uma dificuldade, ou para que ele retorne aquele lugar, passa 2 ou 3 horas", disse.
Outras medidas adotadas pelo prefeito Sílvio Mendes para o trânsito:
- As faixas dos ciclistas serão exclusivas até as 21 horas, quando será permitido o estacionamento de carros.
- Será providenciada nova licitação para as 590 paradas de ônibus
- Será licitada placas com os endereços das ruas e avenidas
- Serão instaladas sinalizações “onda verde”, facilitando o fluxo de veículos mais rápido
- Serão instaladas 489 câmeras de trânsito, melhorando a segurança pública. Essas câmeras poderão regular o tempo dos sinais conforme o fluxo de veículos
- A Prefeitura de Teresina buscará trabalhar com as instituições (Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, Policias Militar e Civil) para ações preventivas e de repressão aos crimes
- Em caso de acidentes, ligar para STRANS quando não tiver lesões corporais (118), para a Delegacia de Acidentes e SAMU (192) quando tiver vítimas
Fonte: Cidade Verde