Polícia

“Violência contra mulher é responsabilidade de todos”, alerta secretária da Mulher

O enfrentamento à violência contra a mulher é de responsabilidade de toda sociedade

Dia 25 de Novembro é comemorado o Dia Internacional da Não-violência Contra a Mulher. Esse é cada vez mais discutido na sociedade brasileira devido aos constantes casos de agressões e até assassinatos contra as mulheres. Em Teresina, a campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e as Meninas", realizada em diversos países, trata sobre o tema em diversas atividades.

Segundo dados do 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no final do mês de setembro, o Piauí é o estado que possui a maior taxa de feminicídio do país. Os dados foram obtidos através de uma comparação dos números do ano de 2015 e 2016.

Marcilane Gomes, secretária Municipal da Mulher de Teresina, destaca que o enfrentamento à violência contra a mulher é de responsabilidade de toda sociedade. “A violência contra a mulher é de responsabilidade do Nilpoder público, da família, de uma mudança de comportamento de homens e de mulheres. As mulheres não devem silenciar, devem reconhecer os sinais de violência, pedir ajuda. Os homens devem mudar o comportamento, que é baseado ainda em valores machistas, sexistas e que atinge a vida de várias mulheres”, diz.

Marcilane Gomes  Foto: Divulgação

“16 Dias de Ativismo”
A Campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e as Meninas" é uma mobilização anual, realizada através da parceria entre órgãos e entidades da sociedade civil e do poder público, engajados no enfrentamento à violência contra as mulheres e as meninas. As atividades da Campanha tiveram início no dia 20 de novembro e encerram no dia 8 de dezembro.

Na quinta-feira, a Câmara Municipal de Teresina realizou audiência pública em prol da Campanha. Na oportunidade, a titular do Núcleo de Feminicídio e Delegacia da Mulher Sul, delegada Anamelka Cadena, defende que a discussão é necessária para o enfrentamento da questão. Ela também chamou atenção para a importância do atendimento humanizado nas delegacias. Ontem, também na Câmara Municipal, foi realizada uma audiência para discutir por que o Piauí tem a maior taxa de feminicídio do Brasil.

Hoje, dia 25, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) realiza a abertura oficial da “16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência contra as Mulheres“, às 19h, no Teresina Shopping. Na ocasião, haverá apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina, com participação especial do cordelista Tião Simpatia.

A programação de hoje inclui ainda um curso de formação sobre Feminismo para juventude, promovido pela União Brasileira das Mulheres-Piauí (UBM). Às 8h, o Conselho Municipal do Direito da Mulher (CMDM) fará uma atividade de sensibilização para o enfrentamento à violência no Shopping da Cidade, Centro de Teresina.

Fonte: Diário do Povo