Meio Ambiente

Unidades de ensino utilizam criatividade e transformam ambiente escolar

 Ações fazem parte do Programa Escola Sustentável..

O pensamento sustentável e a criatividade da equipe gestora do Centro Municipal de Educação Infantil Bom Jesus / Wall Ferraz motivou a transformação do espaço escolar com a criação de um parquinho colorido para as crianças.

O CMEI é um dos envolvidos no Programa Escola Sustentável, que estimula práticas sustentáveis na escola, como o combate ao desperdício, consumo de forma consciente, cuidados com plantas e animas, entre outros. Um dos eixos do programa é também a intervenção do ambiente escolar, a fim de tornar o espaço ainda mais agradável para as ações envolvendo o meio ambiente.

A diretora Edilma Mendes contou com uma equipe de peso para executar as ideias de transformação do espaço. Pais de alunos e comunidade escolar botaram a mão na massa para a construção do parquinho infantil com material reciclado, como pneus e canos. A turma também cuidou do jardim e da pintura, formando um espaço dos sonhos para as crianças.

“Executamos diversas ações do Escola Sustentável. O recurso nos ajudou a montar esse espaço que as crianças estão simplesmente apaixonadas. Interessante que usamos pneus e outros recicláveis, que seriam lixo e viraram diversão”, comenta a diretora. Segundo ela, a ação também aproximou os pais da escola. “Eles sentem que estão realmente participando. Esse trabalho coletivo é algo importante para nós”, concluiu.

A coordenadora do Programa Escola Sustentável na Secretaria Municipal de Educação, Aldea Lima, conta que as unidades de ensino têm usado criatividade para realizar as intervenções arquitetônicas. Segundo ela, os espaços coloridos e divertidos devem envolver os alunos na atmosfera de sustentabilidade. “São jardins, viveiros, pinturas e qualquer outra ideia que aproxime a escola da proposta de sustentabilidade”, explica.

Boas ideias

Por falar em criatividade, a Escola Municipal Minha Casa encontrou uma nova utilidade para mesas que estavam sem uso no depósito. A equipe gestora repaginou os móveis e está utilizando para acomodar os alunos durante as refeições de forma confortável. A ideia é reutilizar o material que parecia obsoleto em benefício da rotina escolar.

Fonte: ascom/SEMEC