Cultura

UESPI cogita cooperações com a Secretaria de Cultura

A vice-reitora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Dr.ª Bárbara Melo, se reuniu na manhã desta quarta-feira (18) com o secretário estadual de cultura, deputado Fábio Novo. O encontro possibilitou a atualização sobre o andamento de algumas parcerias entre a UESPI e a Secretaria do Estado de Cultura (SECULT), e a discussão de novas possibilidades de associação entre as duas instituições.

Entre as pautas da reunião estava o andamento do pedido de construção do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) na cidade de Bom Jesus. O secretário Fábio Novo explicou que enviou um ofício ao governador solicitando a liberação de mais de 200 mil reais para a obra e espera a liberação do recurso pela Secretaria do Estado de Fazenda (SEFAZ).

Os gestores abordaram ainda a possibilidade de ocupação do Monumento Visconde da Parnaíba, na cidade de Oeiras. A intenção é que o monumento venha a servir ao curso de História da UESPI e à SECULT. Representantes do setor de engenharia da universidade irão, junto a uma arquiteta disponibilizada pelo secretário, visitar o monumento e estudar a viabilidade de uso da obra.

“Estamos de portas abertas e gostaríamos que a UESPI se apropriasse desses espaços”, afirmou Fábio Novo. Ele ressaltou ainda que Educação e Cultura tem que andar juntas. O secretário solicitou da universidade apoio no fortalecimento da Escola Técnica de Teatro e a vice-reitora se colocou à disposição. “Podemos iniciar com cursos de extensão, como fizemos no Memorial Zumbi dos Palmares com os cursos de línguas”, declarou Bárbara.

Foi discutida ainda na reunião a implantação de cursos de Música e Artes na UESPI, a construção da Biblioteca de Literatura Piauiense no campus Torquato Neto e a montagem de salas de cinema para a IES. O recurso viria diretamente da SECULT, através de um termo de cooperação técnica. “Enviaremos até o final da semana um relatório sobre os auditórios da instituição para que o secretário avalie e os projetos possam ser instituídos para o uso da comunidade universitária”, finalizou a vice-reitora.



(Divulgação)

Fonte: Governo do PI