Cultura

Três piauienses vão se formar pelo Bolshoi

Três alunas piauienses que integram o projeto Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (Santa Catarina), vão concluir este ano o Curso Técnico em Dança Contemporânea. Foi o que informou a coordenadora estadual do projeto, Amparo Veloso.

Francielly Farias é uma das alunas formandas. Oriunda da rede pública estadual, ela conta que a dança sempre se fez presente em sua vida. “Quero continuar na dança, dar aulas. Pretendo seguir na carreira”, anuncia.

A estudante relata que o Bolshoi é uma grande oportunidade para todos, pois lá todos têm oportunidade de aprender de tudo um pouco: “não só a dançar, mas a ter disciplina, a ter educação como um todo. Além da dança, têm outras disciplinas como teatro, dança clássica, música, acrobacia e circo”, explica.

E para chegar aonde chegou, Francielly fala dos desafios, como o de ter que deixar sua casa, família e amigos e ter que seguir para um lugar onde não conhecia ninguém. E aconselha: “É preciso seguir em frente, ir com tudo se quiser vencer”. E assim ela fez. Para ela quando alguém quer alguma coisa, tem que enfrentar todos os obstáculos. “Depois, os resultados são maiores”, comenta.

Sobre o projeto

O objetivo do projeto Escola Bolshoi no Brasil é proporcionar a crianças de baixa renda, a oportunidade de se inserir no mundo da cultura e de ter acesso a uma formação profissional como artistas de balé. O curso de formação tem duração de oito anos, contemplando várias etapas. Além das matérias obrigatórias, as crianças recebem noções de higiene, nutrição e educação geral.

Nove estudantes piauienses integram esse projeto, graças a um convênio firmado entre a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura e a Prefeitura de Teresina.

Através do projeto os alunos bolsistas têm ensino gratuito, benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos e atendimento médico-fisioterápico emergencial. Para tanto, devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudos.

Fonte: CCOM/PI