Entretenimento

State of Decay 2: Maior, Melhor e Mais RPG do que antes

Meu carro foi abandonado no meio da estrada. Eu não podia voltar, embora desejasse desesperadamente fazer isso. Eu tive de fugir com o carro em movimento, diga-se de passagem porque era tarde da noite e não vi o zumbi parado no meu caminho, que explodiu no meu pára-choque dianteiro. Fui me arrastando e dei a volta em torno de uma montanha, porque era impossível voltar para minha comunidade pelo caminho normal. Minha saúde estava baixa. Minha resistência estava no fim porque eu não dormia há dois dias e simplesmente não conseguiria correr mais do que alguns passos. Percebi que minhas chances de sobreviver eram quase zero. Vendo o meu corpo, minha mente e minha situação, eu realmente estava em um “estado de decadência”.

Essas histórias dignas de novela são típicas em State of Decay 2, a tão aguardada sequência do sucesso de Xbox Live Arcade lançado em 2013. O primeiro game era especial porque fazia o que outros jogos de zumbis não faziam: olhava para além do ato físico de derrotar hordas de mortos-vivos e se concentrava nos sobreviventes. Não era bem um jogo de terror, mas se você passasse tempo suficiente pensando sobre a situação dos integrantes de sua comunidade, talvez você tenha começado a pensar que era. Os recursos tinham de ser gerenciados, as crises de relacionamento precisavam ser consertadas, e as casas precisavam ser saqueadas para você se manter equipado e permanecer vivo.

Um aperitivo do que vem por aí em nossa cobertura de State of Decay 2.

Dividir o time geralmente não termina bem em State of Decay 2"

 

A sequência, a qual passei dois dias jogando no estúdio Undead Labs, em Seattle, dificilmente vai agradar alguém que, por qualquer motivo, não gostou do game original. Esta é uma continuação no sentido tradicional, e considerando como o primeiro jogo era bom, isso é uma coisa boa. State of Decay 2 é maior, mais bonito e duplica os pontos que acertou na primeira vez. O game roda em um novo motor gráfico olá Unreal Engine 4, adeus CryEngine , foi feito para um novo console e possui um modo multiplayer cooperativo para quatro jogadores.

A profundidade de State of Decay 2 começa no mundo do jogo. É bem maior dessa vez, e a trama se passa em um momento posterior aos eventos do primeiro game, mas em um local totalmente diferente. Os produtores me explicaram que a história é vagamente conectada ao enredo do primeiro jogo, mas você não precisará jogar o primeiro State of Decay para entender a continuação. É preciso ter um mundo maior, é claro, já que agora é possível trazer três amigos para ajudá-lo no multiplayer cooperativo o qual funciona de uma forma bastante original. Um spoiler para você: dividir o time geralmente não termina bem. Mas se você quiser seguir caminhos separados, pelo menos traga um amigo com você.

Acima: 25 minutos do modo cooperativo de State of Decay 2.

Você pode até instalar um Xbox em uma cabana para aumentar o moral da comunidade"

 

Em seguida, são os próprios personagens. Eles são gerados de forma procedural, o que garante que não só cada simulação será diferente, mas as possibilidades para as personalidades que formam a comunidade são inúmeras. No meu grupo, Eyman tinha asma, o que limitava sua resistência. Zina é uma heroína os membros da sua comunidade podem evoluir de “cidadão” para “líder” se você ajudá-los o bastante e, portanto, ela gera um bônus de um ponto de munição por dia para o grupo. Ela também possui mais resistência à dor, o que aumenta sua capacidade de luta e XP.

"Queríamos integrar os personagens mais profundamente à simulação", diz Jeff Strain, chefe do estúdio e produtor executivo de State of Decay 2. "Nós queríamos ver os efeitos em sua comunidade ao invés de apenas mostrar estatísticas de RPG que afetam as participações deles no mundo". E, felizmente, mesmo quando as armas se quebram (e isso vai acontecer, eu garanto), você nunca ficará completamente desamparado. Sempre haverá uma chave de fenda ou um objeto pontudo semelhante para lhe dar pelo menos uma chance quando as coisas vão de mal ao pior.

Essa profundidade dos personagens significa que há muito mais para se fazer por eles. Você pode até instalar um Xbox em uma cabana para aumentar o moral da comunidade. Você precisará de postos avançados de água, postos avançados de combustível e postos avançados de energia para manter a sede funcionando sem problemas. Você pode fazer a horta gerar remédios temporariamente ao invés de comida, se assim necessário. Esse nível assustador de detalhes pode ser uma música para os ouvidos para alguns, mas se você está assustado com a ideia de gerenciar tanta coisa, saiba que você não precisa ter tantas responsabilidades assim. "Você não precisa mergulhar nisso tudo para se divertir, mas você pode", diz Strain.

A maioria dos jogos mostra a noite em tons azulados, mas em State of Decay 2, o escuro da noite é muito mais escuro"

O poder de fogo aumentado irá ajudá-lo a deter a maré do apocalipse. Conseguir abrir as portas do automóvel à medida que você passa pelos zumbis perdidos em alta velocidade permite que você faça atropelamentos irresistíveis, além de proteger a integridade estrutural do seu veículo também (aliás, será preciso encher o tanque do carro com com gás agora, para que você não aguarde exatamente o tempo errado). A habilidade de atravessar cercas ao invés de se chocar com elas como se fossem muros também deverá promover a longevidade de seus passeios de carro.

A equipe da Undead Labs tomou um cuidado especial para tornar a noite um momento especialmente terrível em State of Decay 2. Sim, os zumbis têm olhos vermelhos à noite e sim, eles parecem um pouco mais irritados. O ciclo do dia-a-noite inclusive é um pouco mais longo do que o do primeiro State of Decay. Mas é o próprio ambiente que recebeu atenção especial. Os desenvolvedores explicaram como a maioria dos jogos mostram a noite com as cores azuladas, muito para que você possa enxergar seus arredores. O estúdio queria que State of Decay 2 mostrasse o ambiente rural de um modo um pouco mais realista e assustador, então o escuro da noite é muito mais escuro o suficiente para que um carro sem faróis acerte um zumbi desgarrado no meio da estrada.

Acima: O primeiro trailer de State of Decay 2 divulgado na E3 2017.

Gerenciamento de recursos, construção de relacionamentos, aquisição de veículos, controlar as habilidades da comunidade, construir postos avançados, descobrir quais sobreviventes são amigos ou inimigos tudo isso e muito mais são o que fizeram o primeiro State of Decay ser tão especial. State of Decay 2 aprofunda todos esses sistemas e vai mais além, e o resultado é um game que eu não conseguia mais parar de jogar. É justo imaginar como ele vai rodar no Xbox One eu só joguei em um PC de ponta, com o qual um Xbox One X deve se comparar bem , mas pelo que vi até agora, State of Decay 2 é um grande negócio por US$ 30 [R$ 115 no Brasil]. E enquanto estava jogando, me dei conta de que quase não surgiram imitações de State of Decay nos últimos cinco anos. Felizmente, o original está voltando.

Fonte: IGN Brasil