ALEPI

Sessão especial comemora Dia da Consciência Negra

 

Consciência Negra é comemorada sexta-feira
 
 
A Assembleia legislativa realiza Sessão Solene sexta-feira, dia 09, para comemorar o Dia da Consciência Negra, criado no Brasil em 2003. O requerimento é da deputada Flora Izabel (PT). A data é comemorada o feriado em mil cidades brasileiras.
 
No Piauí o Dia Estadual da Consciência Negra é comemorado, anualmente, depois da aprovação da do Projeto de lei do então deputado Olavo Rebêlo, na época, em 1998, do Partido dos Trabalhadores e sancionada pelo então governador Mão Santa, dia 07 de janeiro de 1999.
 
Conforme a lei estadual, a partir de então, o Governo do estado, através do Conselho Estadual de Cultura realizará, anualmente, concurso público para a escolha do selo comemorativa do Dia Estadual da Consciência Negra.
 
Voto de louvor – Dia 29 de fevereiro desse ano foi aprovado na Assembleia legislativa Voto de louvor da deputada Flora Isabel (PT) para que seja encaimhado expediente ao Instituto da Mulher Negra AYABÁS e à Rede de Desenvolvimento Humano – REDEH.
 
Na justificativa, a parlamentar explica que o “Instituto da Mulher Negra – AYABÁS e a Rede de Desenvolvimento Humano, lançara em Teresina, em março último o Projeto ' Memória 'Lélia Gonzalez – O feminismo Negro no Palco da História'.
 
O evento, marca o início das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março.
 
 
Emerson Brandão - (

 

A Assembleia legislativa realiza Sessão Solene sexta-feira, dia 09, para comemorar o Dia da Consciência Negra, criado no Brasil em 2003. 

O requerimento é da deputada Flora Izabel (PT). A data é comemorada o feriado em mil cidades brasileiras. No Piauí o Dia Estadual da Consciência Negra é comemorado, anualmente, depois da aprovação da do Projeto de lei do então deputado Olavo Rebêlo, na época, em 1998, do Partido dos Trabalhadores e sancionada pelo então governador Mão Santa, dia 07 de janeiro de 1999. 


Conforme a lei estadual, a partir de então, o Governo do estado, através do Conselho Estadual de Cultura realizará, anualmente, concurso público para a escolha do selo comemorativa do Dia Estadual da Consciência Negra. Voto de louvor – Dia 29 de fevereiro desse ano foi aprovado na Assembleia legislativa Voto de louvor da deputada Flora Isabel (PT) para que seja encaimhado expediente ao Instituto da Mulher Negra AYABÁS e à Rede de Desenvolvimento Humano – REDEH. 


Na justificativa, a parlamentar explica que o “Instituto da Mulher Negra – AYABÁS e a Rede de Desenvolvimento Humano, lançara em Teresina, em março último o Projeto ' Memória 'Lélia Gonzalez – O feminismo Negro no Palco da História'. O evento, marca o início das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março.  

 

Fonte: Alepi