ALEPI
Sessão comemora Dia Mundial do Diabetes
Convocada através de requerimento do deputado Luciano Nunes (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quarta-feira (16) sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes- que transcorre no dia 14 de junho – e para o lançamento da campanha “Novembro Azul", que consiste na prevenção do câncer de próstata e do tratamento à própria diabete. A sessão foi presidida pelo deputado Júlio Arcoverde (PSD).
Atendendo pedido da Associação dos Diabéticos do Estado do Piauí, que é presidida por Jeane Melo, o deputado Luciano disse que resolveu assumir a causa dos diabéticos no Piauí quando exercia a direção da Fundação municipal de Saude Teresina, em 2014. Orientado pela Associação dos Diabéticos o deputado apresentou e aprovou a lei estadual 6.623, de 30 de dezembro de 2014, que torna mais humanizado o atendimento aos diabéticos no Estado do Piauí. Na época foi criado também o Centro de Apoio ao Diabético – CADI, que desde então atendeu mais de 11 mil pacientes com medicamentos e orientação.
Primeiro a se pronunciar o deputado Luciano Nunes apresentou um breve levantamento da diabetes pelo mundo, uma doença silenciosa que cresce e se agrava a cada dia, aumentando o número de óbtos. Segundo ele, uma em cada 11 pessoas no mundo está com diabete, embora a maioria não saiba disso. 72 mil morrem por ano no Brasil.
Para Luciano o seu objetivo e da Assembleia Legislativa em geral é fazer um alerta sobre a necessidade de controlar uma doença que é silenciosa, traiçoeira e democrática, já que atinge a todos, de todas as classes sociais, com a mesma intensidade.
Em seguida falou a presidente da Associação dos Diabéticos do Estado do Piauí, Jeane Melo, que destacou a sua traumática convivência com a doença, já que seu filho Enzo, de 11 anos, contraiu a diabetes aos 9 meses de vida e foi internado entre a vida e a morte num hospital. “Hoje, 11 anos depois, sou conhecida não só como presidente da assoicação dos diabéticos mas como a mãe de Enzo”, disse Jeane.
Ela lembra que os médicos disseram na época que “Enzo é um milagre de Deus. Tudo lhe era desfavorável mas ele sobreviveu e continua reagindo muito bem”. Jeane falou também do trabalho da associação para ajudar na convivência com o diabetes – já que a doença não tem cura – citando a colaboração da lei do deputado Luciano Nunes, que determina a dispensação dos medicamentos pelos municipios do interior do estado.
Em seguida falaram o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Francisco Barros de Sá; e o representante da Secretaria Estadual de Saúde, Jean Sousa Santos, diretor do setor de Assistência Farmacêtica. Ambos falaram da atuação desses órgãos no atendimentoa todos os pacientes diabéticos do sistema no Estado, de forma descentralizada. “Nem todos podem se deslocar para a capital para receberem os medicamentos”, disse Jean Sousa, que prometeu colocar postos de distribuição nas maiores cidades, a partir do próximo ano.
Fonte: Alepi