Cultura
Sede do Projeto Música Para Todos receberá mostra dos 50 anos da arte de Nonato Oliveira
(Foto: Divulgação)
Uma mostra da exposição, que Nonato Oliveira está preparando para comemorar seus 50 anos de carreira, será exposta na sede do Projeto Música Para Todos, durante a Semana de Santa Cecília, evento realizado anualmente em comemoração ao Dia do Músico (22 de novembro). Segundo o artista plástico, essa exposição está sendo preparada para o ano que vem.
A mostra reúne uma síntese do trabalho de Nonato Oliveira. Os retratos do povo piauiense, dos seus costumes, da comida típica, dos animais, do folclore e da cultura popular, tão característicos de sua obra, estarão presentes na mostra. "Essa exposição dos 50 anos será composta por quadros muito antigos, medianos e quadros novos. É uma coisa contemporânea daquilo que eu fiz", conta.
A vida de Nonato foi retratar o povo e mostrar sua obra nas ruas. Os famosos murais, que o artista fez questão de espalhar não só pelas ruas de Teresina, mas do Brasil e em vários países mundo afora, são um espelho da gente piauiense. É a expressão mais completa de sua obra, segundo ele mesmo, porque sua arte foi feita para o povo ver. Um especial, pelo qual nutre carinho, é o que fica localizado na lateral do Shopping da Cidade.
"O painel do Shopping da Cidade, onde é hoje, tem 100 metros de comprimento por 3 metros de altura, em que eu conto a vida do povo que vivia trabalhando no Mercado Velho. Fiz, inclusive, na frente do painel, um jardim onde era o lugar que os jumentos e cavalos que o pessoal trazia do interior comiam. Fiz uma coisa voltada muito para a vida do povo que andava no Mercado Velho", afirma.
A coisa que mais entristece o artista é ver que sua obra está danificada. Alguns dos murais, como o da Rodoviária Rural, no centro de Teresina, outros dois que havia em duas escolas, e mais dois pintados em casas na Avenida Frei Serafim, foram derrubados. Tantos outros estão danificados ou precisando de reforma.
Para um autodidata, que começou a pintar aos 13 anos, produzindo a própria tinta a partir do barro, de cascas de árvores e frutas, como faziam os pintores antigos, ver seu trabalho deteriorado ao invés de valorizado causa tristeza. Nonato diz que há ação de muitos vândalos em Teresina. Um de seus murais mais conhecidos, o do prédio do Centro de Convenções, foi alvo de pichações. "Muitos desses pichadores não têm noção. O painel do Centro de Convenções está todo pichado. Me chamaram para restaurar e eu vou passar umas 10 camadas de verniz acrílico para evitar essas pichações. Sempre fiz arte de rua porque sempre achei que o povo tinha que ver. Vou fazer o muro da escola Eurípedes Aguiar, que fica em frente à minha casa", diz.
Apesar do descaso de muitos, Nonato é referência entre os artistas atuais e é o homenageado da Semana de Santa Cecília, que começou neste domingo (22). O vernissage, evento que abre a mostra de suas telas, acontecerá na noite de segunda-feira (23), na sede do Projeto Música Para Todos.
"Eu fiz uma contribuição muito grande porque fui uma fonte de informação para muitos artistas novos que foram chegando. Tudo que fiz aqui, no restante do Brasil e no interior do Estado, foi pensando em fazer arte para o povo ver. Por isso fiz muitos painéis de rua pelo mundo, pelo Brasil e no Piauí", finaliza.
Fonte: ASCOM