Cultura
Ruínas: História e Identidade do Egito estão sendo sucumbidas ao nada, o país pede socorro
Vários depósitos de antiguidades egípcias foram saqueados e tiveram peças furtadas ou danificadas, disseram funcionários e arqueólogos na segunda-feira (31), em meio aos protestos contra o regime do presidente Hosni Mubarak.
Um grupo saqueou um depósito no museu Qantara, perto de Ismailia, cidade à beira do canal de Suez, segundo uma fonte da polícia turística. O local continha 3 mil objetos dos períodos romano e bizantino.
Muitas das peças haviam sido encontradas na península do Sinai por israelenses, depois da ocupação da região por Israel, na guerra de 1967. Só recentemente eles haviam sido devolvidos ao Egito.
Um funcionário do depósito disse que os saqueadores afirmavam estar à procura de ouro. O funcionário explicou que não havia ouro no local, mas os saqueadores não desistiram, quebraram alguns itens e levaram outros embora.
Um arqueólogo disse que depósitos perto das pirâmides de Saqqara e Abu Sir também foram saqueados.
"Em outros locais, guardas e moradores conseguiram repelir gangues de saqueadores", disse essa fonte.
Na sexta-feira (28), saqueadores invadiram o Museu do Cairo, sede de uma das maiores coleções mundiais de tesouros faraônicos. Duas múmias e várias estátuas foram danificadas, segundo as autoridades.
A carta:
Prezados amigos e colegas no Brasil,
Tal como é de conhecimento de todos, o Egito está passando por transformações políticas nesse exato momento.O que ainda não foi vinculado na Media com clareza é o que esta acontecendo com o seu Patrimônio Cultural e Arqueológico .
Como os Sítios e Museus sempre foram protegidos pela Policia e pelo Estado, agora que ambos estão com dificuldades... Boa parte da população, de camponeses, de trabalhadores braçais, de desocupados e de pessoal de baixa renda ( talvez a maioria da população ) esta correndo em direção aos sítios arqueológicos e monumentos e até museus, quebrando tudo e roubando o que podem.
Até o Museu do Cairo foi invadido e vandalizado. Esculturas de Tutankhamon que foram capas de livros foram destruídas e seus restos espalhados por todas as partes do Museu. Mando uma foto em anexo mostrando o que sobrou de duas esculturas;
Nas cidades do interior ao longo do Nilo a devastação tem sido intensa e boa parte da historia da humanidade naquele lugar esta se perdendo numa proporção ate maior do que foi no IRAQUE, apos a queda de Saddam Hussein.
Por isso, estamos fazendo um APELO a UNESCO !!!
Caso você ache que essa preocupação procede, escreva para os seguintes representantes da UNESCO e peça que medidas urgentes contenham essa devastação:
São eles:
[email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]
Esses quatro são pessoas importantes dentro da UNESCO, com sede em Paris. São eles:
> 1) Marina Apaydin, Deputy Director Management - UNESCO World Heritage Centre
> 2) Lazare Eloundou Assomo - Chief of Unit - Africa Section
> 3) Veronique Dauge - Chief of Section - Arab States Section
> 4) Dominique Morisse - Programme Specialist
Caso você não saiba exatamente o que dizer (em inglês ou francês), copie as linhas abaixo e mande:
DEAR REPRESENTATIVES OF UNESCO,
We have information that the situation in Egypt is really awful. Local people are running to the archaeological sites in order to dig the archaeological sites, as the people did in Iraq some years ago. Isolated places along the Nile are being damaged continuously.
We are writing to the Representatives of UNESCO in order to ask for a decisive and effective action against the Vandalism.
Thanks in advance
(SEU nome, cidade e pais)
Já veiculamos essa mensagem na rede H-Islamart e H-Museum e gente de todo o mundo está mandando a mensagem para essas autoridades. Chegou a sua vez!
Fonte: Com informações do Estadão