Cultura
Réveillon de Copacabana faz alusão aos Jogos Olímpicos e festeja chegada de 2016
Maior festa a céu aberto do mundo, o Réveillon de Copacabana celebra o momento de grande expectativa pelo qual passa o Rio de Janeiro, com a realização dos primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul. A festa nas areias de Copacabana comemora ainda um dos principais ritmos brasileiros: o samba, que celebra seu centenário em 2016. São esperadas na orla cerca de dois milhões de pessoas que vão se surpreender com o espetáculo de fogos, luzes e atrações musicais em uma grandiosa estrutura montada na Zona Sul carioca. A festa é promovida pela Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, com produção da SRCOM, dos sócios Sheila Roza, Flavio Machado, Abel Gomes, Paulo César Ferreira e Guili Alves de Lima, que pelo nono ano consecutivo assina a produção da festa. Entre os patrocinadores estão Bradesco, Coca-Cola, Light e Antarctica.
O ano mais esperado da década começa com o réveillon cujo tema é "Rio Cidade Olímpica", promovendo o espírito olímpico com a união do público em uma celebração de paz e alegria. A expectativa gerada pela maior competição esportiva do planeta já pode ser notada em cada canto da cidade. E a festa da virada de ano não poderia deixar de privilegiar o acontecimento que será um marco histórico.
"O Rio de Janeiro é a primeira cidade sul-americana a ser sede de uma Olimpíada, o que é motivo de enorme satisfação para todos nós. Iremos recepcionar turistas das mais diversas nacionalidades. O Réveillon de Copacabana não poderia deixar de reforçar a alegria da cidade em receber um evento tão importante, que representa a união dos povos. Em 2016, todos seremos cariocas. Para celebrar a data, escolhemos o samba para o tom da festa, com atrações especiais, como o musical que conta a história dos 100 anos do ritmo mais brasileiro de todos. O Réveillon do Rio de Janeiro acontece também em outros pontos da cidade, possibilitando grandes oportunidades de entretenimento, em um convite à celebração que vai de norte a sul da cidade", afirma o secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Melo.
De acordo com estimativas da Riotur, a cidade deve receber 857 mil turistas no período do Réveillon, que irão movimentar a economia carioca com US$ 686 milhões. Segundo um levantamento realizado pela ABIH/RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seção RJ), a ocupação hoteleira em Copacabana e Leme já estava em torno de 83% em meados de novembro. Ipanema e Leblon também já registram 88% - os números ainda devem crescer com as procuras de última hora.
Fonte: Jornal do Brasil