Cultura

Projeto de Leitura envolve alunos, professores e pais em oficinas de contação de histórias

 O projeto “Além das Letras” tem como objetivo orientar aos pais como trabalhar a leitura com as crianças

O Centro Municipal de Educação Infantil Adelaide Fontenele iniciou o mês de junho realizando um primeiro momento de atividades, através de oficinas de contação de história para os pais dos alunos. O projeto “Além das Letras” tem como objetivo orientar aos pais como trabalhar a leitura com as crianças através das atividades propostas pela escola.

Na semana do dia 13 a 17 de junho acontecerá um segundo momento, com várias atividades a serem executados entre as crianças. A ideia é que todas as sextas-feiras um grupo de alunos leve um paradidático infantil para casa, para ser realizada a leitura com os pais e depois compartilhada na rodinha de leitura da escola com os coleguinhas.

Os preparativos já estão em ritmo acelerado e deixando toda a equipe escolar empolgada com os resultados que serão colhidos. Após esses dois momentos a equipe gestora e pedagógica do Cmei pretende realizar outros momentos de oficinas com os pais.

“As mães já estiveram na escola e em reunião realizada pela equipe gestora puderam entender os desafios e valores do projeto de leitura. Na ocasião os professores apresentaram desde as justificativas do projeto como também os recursos que serão utilizados para fortalecer o processo de leitura e aprendizagem” explica Teresinha Araujo Batista, diretora do Cmei.

No pátio da escola inúmeros fantoches confeccionados pela própria equipe pedagógica foram expostos no intuito de envolver as mães com o mundo mágico da leitura.

A diretora conta ainda que o Cmei Adelaide Fontenele atende 162 crianças de 2 a 5 anos do maternal I ao 2º período da Educação Infantil e que esse projeto de leitura irá intensificar o desenvolvimento de leitura e escrita das crianças. “É importante contar com o auxilio da família, assim realizamos primeiramente as atividade com os pais mostrando como realizar várias maneiras de se contar uma história para crianças, pedindo o apoio e compromisso de cada um para a realização das atividades de leitura enviadas nas tarefinhas de casa”, pontua.

Fonte: ascom/SEMEC