Cultura

Professora promove a leitura e a produção literária

Neste sábado(26), Cineas Santos entrevistou no Feito em Casa a professora Claudinéia Santos, que desenvolve um projeto com seus alunos de incentívo à leitura e à produção literária.

A educadora disse que a idéia do projeto surgiu quando ouviu de um aluno que não gostava de português porque não gostava de ler. Claudinéia explicou que a partir dali começou a despertar o interesse pela leitura, trabalhando com aquilo que eles gostavam de ler, podendo ser um gibi ou uma tirinha.

Segundo a professora, de forma lenta o gosto pela leitura foi evoluindo. "Eu acretido que a mágica aconteceu no momento em que eu me aproximei do aluno. O que antes começou com o gibi da Mônica em pouco tempo meus alunos já vinham com A Moreninha. Isso me causou alegria. Podiam não ter noção de quem era o autor, mas tinham a noção de que gostavam do que estava lendo" falou.

Quanto á produção de livros, Claudinéia ressaltou que sentiu no dia a dia a necessidade e o desejo dos alunos em escrever."Estavam tão empolgados com a leitura que parti para a idéia de fazer livros", justificou.

Acompanharam a professora em sua participação no programa, três alunos que escreveram livros. Todos muto empolgados com suas obras e já se considerando escritores, o que foi destacado e festejado pelo apresentador, que considerou essa postura um exemplo de boa auto estima. Cineas, que acompanhou o lançamento dos livros, disse que sentiu que havia nas crianças "uma alegria no fazer".

Os alunos que estiveram no Feito em Casa foi o Gustavo Henrique, autor do livro "Um amor oculto"; a Joana Dar'c, que escreveu "O tempo nas mãos", e Ana Gabriele, com o seu livro "O mistério da cabana".

Durante a entrevista, a professora Claudinéia Santos agradeceu a liberdade e o apoio da escola para desenvolver o projeto com os alunos e destacou que quando pensou na atividade não imaginava que ia ser tão grandiosa.

 

Fonte: cidadeverde.com