Turismo

Principal ponto turístico do Piauí poderá ser comercializado na Europa

Governos e instituições estão em esforço concentrado para incluir o Piauí na rota do turismo mundial. A Rota das Emoções, principal produto turístico do Estado, vem sendo divulgada em grandes eventos internacionais, como foi o caso da Feira Internacional de Turismo da América Latina, FIT, na Argentina; da Bolsa de Turismo de Lisboa, BLT, em Portugal; e da Feira de Turismo de Berlim, na Alemanha.

“A BLT foi o primeiro contato dos representantes da Rota das Emoções com as operadoras da Europa. Foi um momento de firmar parcerias. Fizemos vários contatos e um levantamento das operadoras com o perfil da Rota. Em maio, representantes dessas empresas vêm ao Piauí para conhecer o roteiro. Temos um produto diferenciado, que despertou bastante interesse das operadoras internacionais. O nosso roteiro apaixonou os visitantes da feira, que nos procuravam para conhecer mais sobre o destino e sua estrutura”, declara a empresária Carina Thomaz, da Natur Turismo, empresa com sede em Parnaíba, porta de entrada para o Delta.

Ainda segundo Carina, a expectativa de comercialização da Rota no mercado internacional é a melhor possível. “Acredito que em 2012, essas operadoras já estarão comercializando a Rota. O Ministério do Turismo também vai incluir o roteiro em campanha, que divulgará o Brasil em Portugal. Essas ações devem contribuir para aumentar o fluxo de turistas europeus no Piauí”, acrescenta Carina.

A participação nessas feiras faz parte de um planejamento estratégico traçado para a Rota das Emoções conquistar o mercado internacional. Ainda este ano, o roteiro será apresentado na Feira Internacional de Turismo da Itália.

“O Brasil tem recebido cada vez mais turistas estrangeiros e o Piauí tem que aproveitar esse avanço do turismo mundial rumo ao país. Por isso, analisamos ser importante divulgar o Estado no exterior. Mas também temos participação efetiva nos eventos nacionais, pois os turistas internos também precisam conhecer o Piauí”, afirma Delano Rocha.

O crescimento do turismo na Rota das Emoções, nos últimos três anos foi outro ponto destacado pela empresária Carina Thomaz. “Depois de a Rota ter sido escolhida pelo Ministério do Turismo como melhor roteiro turístico do país em 2009, a procura por esse destino aumentou. Hoje, muitas pessoas já conhecem a Rota e as empresas instaladas em Parnaíba cresceram bastante. A Natur, por exemplo, aumentou a sua movimentação em 200%”, informa Carina.

Os turistas estrangeiros que visitam a Rota são, em sua maioria, italianos, franceses e espanhois. Entre os visitantes brasileiros, os que mais se destacam são os turistas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

“Em outubro do ano passado, realizamos um fampress com jornalistas do centro-sul do país. E o resultado foi positivo. Depois de reportagem publicada no Jornal O Globo, do Rio de Janeiro, a procura de turistas daquele Estado pelo roteiro aumentou bastante, principalmente pelo Piauí que teve lugar de destaque na matéria, por ser um Estado que muita gente ainda não conhece”, ressalta Carina.

A Rota das Emoções é um roteiro integrado que tem como principais atrativos o Delta do Parnaíba, no Piauí; o Parque dos Lençóis, no Maranhão; e Jericoacoara, no Ceará. O projeto é desenvolvido através de parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, nos três Estados, Prefeituras Municipais, Ministério do Turismo, Governos Estaduais, e Associação das Empresas de Turismo da Rota das Emoções, Aetre.

Fonte: Agência Sebrae