Polícia
Policiais são treinados para ferramenta móvel de registro de ocorrência
Cerca de 100 policiais militares do Piauí estãp em treinamento para a nova ferramenta policial do estado, o PMPI Mobile. O novo software será utilizado inicialmente na capital, com 138 tablets e impressoras embarcados nas viatura das equipes do 5º Batalhão da Polícia Militar e, posteriormente, será expandido para outros municípios.
Por meio da ferramenta os PMs poderão emitir no próprio local da ocorrência um termo circunstanciado de ocorrência (TCO), registro para crimes de menor potencial ofensivo.
“A capacitação começa hoje e vai até sábado, vamos treinar mais de 100 policiais para serem multiplicadores do manuseio do novo sistema que será utilizado para modernizar os despachos de viaturas”, explicou o comandante do Policiamento Especializado da PM-PI, coronel Sousa Filho.
O sistema funciona online, offline e possui ferramenta de localização por meio de georreferenciamento que irá facilitar o trabalho do PM que está na rua.
"O policial terá condições de atender a pessoa na própria viatura, durante o atendimento de uma ocorrência, onde o PM poderá fazer no próprio local um TCO, sem que seja necessário o deslocamento para um distrito. Nesse momento, começamos a analisar essa ocorrência e teremos um trabalho mais efetivo da PM na rua com essa ferramenta direta para o policial que faz a abordagem na rua”, pontuou Fábio Abreu.
Esse é o ponta pé para trabalharmos todo o Sistema de Gestão de Risco. Vamos criar possibilidade para que o banco de dados de vários órgãos importantes para segurança conversem entre si e os dados estejam disponíveis na palma da mão do Policial", explicou.
Para o comandante-geral da PM-PI, cel. Lindomar Castilho, esse é um grande passo na modernidade do atendimento na Polícia Militar. "A partir do Sistema Mobile, a PM do Piauí chega em pé de igualdade com as grandes polícias do Brasil e a população vai ganhar muito com esse trabalho que vai trazer agilidade ao serviço desempenhado pelo policial que atende ocorrências diárias na rua", concluiu o comandante.
Fonte: Cidade Verde