Cultura
PI: Fundac tem programação organizada no Festival de Verão Sol e Luz
A Fundação Cultural do Piauí (Fundac) tem programação organizada nas atividades do Festival de Verão Sol e Luz, promovido pelo Governo do Estado. A primeira temporada de férias do litoral piauiense com a Orla de Atalaia pronta tem programação cultural envolvendo ainda a Praia do Coqueiro e Cajueiro da Praia, com atividades circenses, lúdicas e artísticas, além de luau, com artistas de Teresina e de Parnaíba nos próximos fins de semana.
De acordo com o diretor de Ação Cultural da Fundac, Franklin Pires, essa é a primeira vez que o Estado leva ao litoral atrações culturais noturnas. “Os shows serão acústicos, bem intimistas. A intenção é movimentar a Orla, levar os visitantes a curtirem boa música nessa obra que foi entregue e é a menina dos olhos do governador no litoral”, comenta.
Para a última quinzena de julho são esperados cerca de 100 mil turistas. No próximo, de 22 a 24 de julho, as atrações culturais incluem Cine Móvel na Praia do Coqueiro, na sexta-feira. No mesmo dia, em Atalaia, Teófilo e banda e a Banda Sulbrasil abrem o palco do Luau, a partir das 18h.
No sábado, dia 23, o Cine Móvel estará em Cajueiro da Praia e a partir das 18h, o Luau na Praia de Atalaia fica a cargo das bandas Audio Garagem e Arquivo Sonoro. As atividades do fim de semana encerram no domingo de manhã, com atividades de artes plásticas integradas, voltadas para as crianças, e ministradas por atores com formação em Artes Plásticas, contratados pela Fundac.
Nos dias 29 e 30 de julho, Roque Moreira e Danilo Ruddah são as atrações do Luau na Praia de Atalaia a partir das 18h de sábado. No domingo, a partir das 17h, a Escola de Circo do Parque Piauí leva atividades circenses à Praia de Atalaia e, em seguida, o Luau fica por conta das bandas Thomas Rock e Batuque Elétrico.
Durante o período do Festival de Verão, a Fundac também dá apoio, com atrações culturais, concursos e premiações, às atividades da I Semana de Esporte e Cultural da Diversidade, promovida pela Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv), em parceria com a Associação da Juventude Gay de Parnaíba.
Fonte: Governo do Estado