Turismo
Parque Ambiental Encontro dos Rios é o ponto turístico mais visitado em Teresina
Imagens: Reprodução web
O Parque Ambiental Encontro dos Rios é um dos cartões postais de Teresina e talvez um dos pontos turísticos mais visitados na Capital. Diariamente, o parque recebe uma média de 300 visitantes, sendo que aos finais de semana e feriados o público estimado é de 500 pessoas. Logo na entrada, o visitante encontra um monumento histórico que simboliza a lenda do Cabeça de Cuia, que pode ser conhecida através dos folders distribuídos no local ou mesmo com a ajuda de um guia. Logo adiante, o Museu dos Peixes apresenta as espécies típicas da região. "Achei tudo muito bonito e apesar de ter parentes por aqui é a primeira vez que venho a Teresi-na e que conheço o Encontro dos Rios", diz a empresária Márcia Alves, de Salvador, Bahia.
Dentro do parque, o visitante pode conhecer um pouco do artesanato local e ainda levar uma recordação para casa. Quem quiser ainda pode fazer um passeio de canoa, onde é cobrada uma taxa de R$ 3. "A taxa é cobrada pelos donos dos barcos e esse recurso não vem para o parque. Assim como eles, cerca de 50 pessoas sobrevivem daquilo que ganham por aqui", destacou o diretor do parque, Renato da Silva. Ele afirma que algumas mudanças devem trazer melhorias para o Encontro dos Rios.
Uma delas é a instalação de dois quiosques para venda de comidas típicas. Outra é a criação de um mirante nas margens do rio para permitir que os visitantes vejam com precisão o ponto de encontro entre os rios Parnaíba e Poti. Atualmente, o único ponto de alimentação existente no local é o restaurante Flutuante, que foi inaugurado em 1996, juntamente com o parque. Lá, dez funcionários trabalham para atender uma média de 300 clientes por dia. "Recentemente recebemos um grupo de americanos. Temos clientes que frequentam o restaurante há 15 anos", conta, orgulhoso, o proprietário Adão Alves.
Ele diz que os peixes são predominantes no cardápio com destaque para o surubim, espécie comum na região. O restaurante funciona diariamente das 9h às 19 horas e recebe turistas de vários Estados do país e de vários países. A informação é comprovada com o livro de visitas, onde cada frequentador assina, informa de onde veio e o que achou do serviço. Entre os nomes, há visitantes de países como França, Cuba, China, Roma, Japão e Finlândia.
Entre os turistas que visitavam o parque na manhã de ontem, um casal vindo de São Luís, no Maranhão, aproveitava a tranquilidade do local. "Estamos gostando da tranquilidade do parque, além de ser um local muito bonito", disse Ester Lisboa, que se mostrou curiosa para conhecer a lenda do Cabeça de Cuia. O parque ambiental Encontro dos Rios funciona diariamente das 7h às 19 horas. Todos os domingos o parque ainda oferece mais um atrativo com o projeto "Música na Praça". O espaço, apesar dos atrativos, ainda necessita de algumas melhorias, a exemplo da instalação de mais banheiros, já que só existem dois para atender a todos os visitantes.
Fonte: Diário do Povo/PI