Polícia
Operação Rubro: prende quadrilha cria site falso da Apple para desbloquear iPhones roubados
As investigações da Operação Rubro iniciaram há um ano e oito pessoas já foram presas no Piauí, em São Paulo e no Distrito Federal.
O grupo criminoso especializado em estelionato, e que foi desarticulado na manhã de hoje durante a operação Rubro, criou e controlava um falso site da Apple, empresa americana especializada em smartphones de luxo, para poder desbloquear iPhones roubados em todo o país. Segundo a polícia, eles roubavam os aparelhos e após um mês do roubo, enviavam uma mensagem de texto para o número da vítima, se passando pela assistência da Apple.
Nesta mensagem constava um link pelo qual seria possível a vítima recuperar dados de sua conta da Apple e localizar o aparelho. No entanto, de acordo com o delegado Carlos César Camelo, esse link direcionava para o falso site, onde eram pedidos os dados de login da conta da Apple. "A vítima, acreditando falar com representantes da empresa, fornecia os dados de acesso ao aparelho e os criminosos, de posse deles, conseguiam apagar todos os dados e desativar o sistema de rastreamento remoto do iPhone", explicou o delegado.
Após a quebra do sigilo telefônico e telemático, ou seja, de acesso aos dados do aparelho, a polícia conseguiu chegar a um grupo criminoso em Ribeirão Preto, de onde o falso site era operado e de onde os aparelhos roubados eram desbloqueados. Segundo a polícia, os assaltantes do Piauí mantinham contato direto com esse grupo.
Além desses três envolvidos em Ribeirão Preto, foram localizados mais três integrantes da quadrilha em Brasília, no Distrito Federal. Já aqui no Piauí há duas pessoas investigadas, sendo que uma delas foi presa e uma está foragida.
O foragido foi identificado somente como Mateus e trabalhava em um box no Shopping da Cidade, onde a polícia apreendeu vários iPhones e uma quantia em dinheiro. "Nós localizamos o Mateus, mas ele já estava sabendo da operação antes mesmo de chegarmos e conseguiu fugir levando uma mochila. No meio do caminho ele abandonou essa mochila e nela foram encontrados mais iPhones e uma arma de fogo", detalhou o delegado Carlos Cesar.
A investirão faz parte da Operação Rubro, deflagrada na manhã desta quarta-feira pela Polícia Civil. O objetivo era desarticular esta organização criminosa, especializada em estelionato praticado contra vítimas de furto e roubo de celulares, por meio da captura de senhas e logins de acesso a contas vinculadas a empresas.
De acordo com o Capitão Monteiro, da Guarda Municipal de Teresina, só em setembro, cerca de 60 celulares roubados foram apreendidos na região da Praça da Bandeira, Centro da Capital. " A recomendação é que após fazer o B.O, a população compareça à Delegacia Geral com os documentos em mãos. Estamos sempre reforçando essas operações para tentar diminuir os índices e coibir essa receptação e venda dos aparelhos", completa.
Ao todo já são oito presos na Operação Rubro, veja a lista abaixo:
- Luís Wilker De Macedo, preso em Alegrete-PI
- André Rafael Borges Colman, preso em Ribeirão Preto-SP
- Bruna Gabrielle da Silva Galego, presa em Ribeirão Preto-SP
- Thaysa Aparecida da Silva, presa em Ribeirão Preto-SP
- Ramon Antônio Soares de Melo, preso em Brasília-DF
- Marcos Vinicius Silva de França, preso em Brasília-DF
- Sueli Soares Veras, preso em Brasília-DF
Fonte: portal o dia