Meio Ambiente

Onça suçuarana dá a luz a três filhotes no Parque Zoobotânico de Teresina

 

Animais foram reproduzidos em um espaço que simula o habitat natural.
Cuidadores ainda não tiveram como verificar o sexo dos recém-nascidos.

Filhotes de onça-suçuarana nasceram no Parque Zoobotânico (Foto: Gustavo Almeida/G1)Filhotes de onça-suçuarana nasceram no Parque Zoobotânico em Teresina (Foto: Gustavo Almeida/G1)

O Parque Zoobotânico de Teresina está com novos e ilustres moradores. A atenção especial está toda voltada para três filhotes de onça suçuarana reproduzidos no local e que nasceram há 15 dias. Os pequenos são filhos da onça chamada carinhosamente de Menina, que não sai de perto dos recém-nascidos um minuto sequer. Espécie comum na América, a suçuarana está ameaçada de extinção.

Recém-nascidos ficam o tempo inteiro perto da mãe (Foto: Gustavo Almeida/G1)Recém-nascidos ficam o tempo inteiro perto
da mãe no cativeiro (Foto: Gustavo Almeida/G1)

De acordo com o coordenador do parque Renato Uchôa, ainda não é possível saber o sexo dos filhotes porque até agora ninguém chegou perto do cantinho onde eles ficam o tempo inteiro.

Coordenador do parque explica que filhotes se alimentam apenas de leite (Foto: Gustavo Almeida/G1)Coordenador do parque explica que filhotes ficarão
isolados por enquanto  (Foto: Gustavo Almeida/G1)

Uchôa ressalta que o local precisa ficar isolado e conta que a alimentação dos recém-nascidos ocorre somente à base do leite da mãe. O processo de reprodução dos animais é bastante comum no parque.

"A gente já reproduz vários animais como cotias, cobras, papagaios e até jaguatiricas. Inclusive vamos trabalhar uma permuta com outros zoológicos para tirar o excesso de alguns bichos. Somente de onça suçuarana já temos oito. Jaguatiricas, por exemplo, pouquíssimos zoológicos no mundo reproduzem. O zoológico Dois Irmãos, de Fortaleza, e o Sargento Prata, de Recife, já nos pediram animais", falou.

Apesar disso, o coordenador destacou que os três filhotes de onça-suçuarana não serão transferidos para outro local e irão permanecer no Zoobotânico de Teresina. O trio nasceu em um espaço adaptado para simular o habitat natural da espécie, onde ninguém tira a tranquilidade da família. Depois do nascimento dos filhotes, o pai foi separado porque não pode permanecer junto.

Espécie onça-suçuarana está ameaçada de extinção (Foto: Gustavo Almeida/G1)Espécie de onça-suçuarana está ameaçada de extinção (Foto: Gustavo Almeida/G1)

A gestação da onça-suçuarana tem 90 dias de duração. Os filhotes nascem pintados, mas as manchas desaparacem depois de seis meses. De acordo com a direção do Parque Zoobotânico, a mãe dos filhotes tem três anos de idade e chegou ao local ainda pequena.