Polícia

OAB-PI pede afastamento de delegado que agrediu advogado

 

Em reunião com delegado geral, Riedel Batista, o presidente da OAB-PI pediu afastamento preventivo do delegado que agrediu advogados no dia 28/07.

 
OAB-PI pede afastamento de delegado que agrediu advogadoOAB-PI em reunião com delegado geral Riedel Batista. Foto: Ascom

Após divulgação das imagens do circuito interno de câmeras da Central de Flagrantes, o presidente da OAB-PIChico Lucas, se reuniu, na manhã de hoje (04), com o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Piauí, Riedel Batista.

O presidente da ordem tratou sobre o fato, ocorrido no dia 28 de julho, onde o delegado Anchieta Pontes agrediu os advogados criminalistas Leonardo e Renato Queiroz.

As imagens, divulgadas nessa quinta-feira (03), e relatos dos envolvidos comprovam que Anchieta Pontes cometeu crime de abuso de autoridade, agredindo verbal e fisicamente os dois advogados.

Durante o encontro, Chico Lucas entregou as representações criminal e disciplinar da OAB-PI contra o delegado, nas quais a instituição solicita a devida apuração do fato e o afastamento preventivo.

[Leia também: Vídeo mostra briga entre delegado e advogados na 'Central']

“Entregamos hoje as representações ao delegado geral Riedel Batista e esperamos que as medidas cabíveis sejam tomadas. Por sabermos da relação de respeito entre as instituições, nosso objetivo é de apurar a situação e contribuir para a efetivação das ações. O ato desrespeitoso contra as prerrogativas profissionais dos advogados precisa e deve ser apurado e punido”, asseverou Chico Lucas.

As representações serão enviadas também ao Ministério Público do Estado, órgão responsáveis pelo controle externo das polícias, para que seja apurado o abuso de autoridade.

“No caso, percebemos que o advogado foi impedido de exercer sua profissão, além de ter sido agredido e ameaçado de morte. Por conta da gravidade dos fatos, estamos procurando as instâncias, tendo em mente que elas são instituições sérias”, completou.

O delegado geral ressalta a parceria entre as duas instituições e que o caso ocorrido com os advogados foi pontual. Um inquérito foi instaurado para apurar o caso e todas as circustâncias.

“No momento da ocorrência, não tivemos acesso às imagens, mas com elas, o delegado Carlos André, que foi designado para o caso, poderá fazer a investigação com imparcialidade, colocando no relatório tudo que foi apurado”, informou o delegado geral Riedel Batista.

Também integraram a reunião o presidente da Associação de Advogados e Defensores Públicos Criminalistas do Estado do Piauí, Haroldo Vasconcelos; o presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM), Palha Dias; representantes do Sindicato dos Delegados; e os representantes da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-PI, Diógenes Melo, Adélia Dantas, Angélica Coelho e Marcos Vinícius Nogueira, além do membro da Comissão Nacional, Diego Almeida.

Fonte: Portal 45 Graus