Entretenimento

O que seria de Goku sem o Vegeta? Vem, agente explica!

O episódio 129 deixou claro que Jiren não está mais em vantagem na batalha final pelo destino dos Universos  lembrando que Freeza não foi eliminado até agora e pode estar planejando algo para quando esta luta acabar. Até o capítulo anterior, Goku não tinha conseguido causar qualquer dano ao lutador do universo 11, chegando a ficar sem energia por muito tempo. Se não fosse pelo sacrifício de Vegeta, que transferiu o resto de suas energias para Kakaroto, o Universo 7 já estaria perdido.

A questão, no entanto, vai muito além do aspecto físico. Sim, Vegeta fez com que Goku tivesse a energia restaurada, mas o gesto em si teve um grande impacto psicológico. Aquela pequena bola de energia absorvida por Kakaroto carregava também todas as promessas, esperanças e até mesmo sonhos do Príncipe dos Saiyajin. O lutador mais orgulhoso da história de Dragon Ball aceitou a derrota e apostou em outra pessoa para dar continuidade à luta por um bem maior. Este talvez seja o maior elogio que alguém como Vegeta pode fazer a alguém.

 

Aliás, vale notar que este não é um acontecimento totalmente inédito. Na saga de Freeza, Goku comenta que, apesar de odiar Vegeta, o orgulho dele o inspira no combate contra o tirano e pensa em seu rival para ganhar as forças necessárias. Algo parecido acontece na saga de Majin Boo quando, apesar de todo o histórico de rivalidade, Vegeta arrisca a vida no mano a mano contra Kid Boo apenas para que Kakaroto consiga juntar energia suficiente para criar a Genki Dama. Em inúmeras ocasiões, apesar de Goku receber o crédito, Vegeta foi fundamental para que o herói juntasse forças para vencer.

Mesmo que não tenha participado ativamente do confronto que durou todo o último episódio, Vegeta voltou a exercer um papel importante ao tranquilizar os companheiros de equipe e reforçar que inúmeros saiyajin superaram os próprios limites em nome da vitória ao longo do Torneio do Poder. Não havia razão para que dessa vez fosse diferente e, de fato, não foi. O fim está próximo e a maior ameaça à existência do Universo 7 é o fato de Freeza não ter sido eliminado ainda.O combate em si foi um espetáculo. Goku e Jiren se movimentaram em velocidades altíssimas, quebraram mais um pedaço imenso da arena e demonstraram, visualmente, o quão absurdos são seus kis. Mesmo assim, ficou está claro que Kakaroto agora tem a luta nas mãos. Sua vitória é uma questão de tempo. Beerus e Whis, inclusive, confirmaram o Instinto Superior completo. Desta forma, pode ser que o nível de poder atual de Goku talvez seja maior do que o de alguns Deuses da Destruição.

Ainda com relação aos Deuses da Destruição, Vegeta fez uma observação curiosa antes de começar seu discurso de apoio ao último saiyajin da arena. Ao ouvir um comentário de Belmod, dizendo que a vitória estava garantida, ele o corrigiu apontando que "um Deus da Destruição" não deve ser tão presunçoso. Esta correção, além de ousada, dá a entender que o personagem anda preocupado como como estes guerreiros pensam. Seria Vegeta o candidato a substituir Beerus no futuro? Saberemos em breve.

O VEREDICTO

Focado no combate entre Jiren e Goku, o episódio 129 traz a batalha mais intensa desde o início do Torneio do Poder. Finalmente o representante do Universo 7 parece estar virando o jogo para cima do guerreiro do Universo 11 e suas habilidades parecem ter alcançado um nível sem precedentes. Enquanto isso, fora da arena, Beerus admira o saiyajin e Vegeta dá a entender que ele se interessa pelo cargo de Deus da Destruição.

Fonte: IGN Brasil