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O que há de novo em Final Fantasy XII: The Zodiac Age
Final Fantasy XII: The Zodiac Age é a remasterização do RPG clássico original da era PlayStation 2, lançado em 2006. Além do visual aprimorado, essa versão, cuja estreia ocorre nesta terça-feira (11), traz uma série de novidades de gameplay em relação a sua primeira edição.
Há diferenças até mesmo em comparação a Final Fantasy XII: International Zodiac Job System, variação distribuída apenas no Japão em 2007, na qual esse remaster se baseia. Veja abaixo tudo o que há de novo na remasterização:
Sistema de classes... e a opção de duas delas por personagem
A principal novidade para a maior parte dos jogadores será o sistema de classes. Final Fantasy XII conta com um sistema de progressão chamado License Board, no qual é desbloqueado o uso de habilidades, magias e equipamentos. No game original, todos os personagens possuíam tabuleiros iguais, o que significava que, eventualmente, todos teriam acesso aos mesmos recursos, tornando-os homogêneos e tirando um pouco da personalidade de cada um.
Com o sistema de classes, o jogador poderá definir uma função mais específica para cada membro do grupo, cada qual com um License Board diferente. Por exemplo, um Knight não tem acesso às magias de um Black Mage. Essa opção estava disponível na versão International Zodiac Job System, mas chega a The Zodiac Age com um adendo: a possibilidade de selecionar dois jobs por personagem.
Essa opção abre após determinados eventos na história do game, e agora significa que em um único playthrough será possível utilizar todas as 12 classes, que são: Hunter (Shikari), Archer, Bushi (Samurai), Foebreaker, Knight, Machinist, Time Battlemage, Red Battlemage, Black Mage, White Mage, Monk e Uhlan (Dragoon).
Velocidade aumentada
Final Fantasy XII conta com cenários vastos e expansivos, nos quais muitos combates triviais (porém ainda importantes para angariar License Points) acontecem. No game original, atravessar uma área grande enquanto batalha contra uma infinidade de monstros podia tomar muito do seu precioso tempo, o que agora não será um problema graças ao Modo Turbo de The Zodiac Age.
Na verdade, essa velocidade aumentada já estava presente na International Zodiac Job System, mas na resmaterização para PS4 há a opção de deixar o game quatro vezes mais rápido, ao invés de apenas contar com a possibilidade de dobrar a rapidez do caminhar dos personagens e do combate vale lembrar que esta função não acelera a músicas... o que nos leva ao próximo ponto.
Trilha sonora reorquestrada... com opção de manter a original
Como aconteceu nas versões HD de Final Fantasy X, The Zodiac Age traz a opção de jogar com a trilha sonora reorquestrada basicamente, novas versões das mesmas músicas que você já conhece.
Contudo, uma novidade muito bem-vinda é a possibilidade de alternar entre as duas trilhas sonoras a qualquer momento durante o gameplay, diferente de Final Fantasy X/X-2 HD, nos quais, após selecionada uma versão, não era possível mudar mais.
Facilidade de navegação
Como mencionamos, Final Fantasy XII traz áreas enormes, fazendo o jogador abrir o mapa em diversos momentos para orientar-se e saber exatamente para onde está indo.
The Zodiac Age facilita essa navegação com a opção de abrir o mapa completo sem interromper o gameplay, ao pressionar L3. Com isso, o guia aparece em transparência sobre a tela, o que pode ser muito mais útil principalmente na exploração de masmorras como Henne Mines e Lhusu Mines, que contam com uma série de bifurcações e caminhos alternativos.
O fim dos baús traiçoeiros... e a inclusão de ótimas recompensas
No Final Fantasy XII, abrir determinados baús de itens poderia impedir que você adquirisse uma das armas mais poderosas do game, a Zodiac Spear (por motivos completamente arbitrários). Em The Zodiac Age, isso não é mais um problema esta lança pode ser adquirida em um tesouro específico, 100% das vezes.
Inclusive, há vários baús que garantem o recebimento de armas novas que atuam como o equivalente da Zodiac Spear para todas as classes. Além disso, determinadas magias e técnicas só podem ser encontradas em tesouros, algo não presente na versão original do game.
Controle total dos Espers
No Final Fantasy XII original, quando você invocava os Espers não conseguia controlá-los e nem decidir quando usariam seus golpes supremos (alguns, inclusive, tinham requisitos esdrúxulos para serem usados).
Com The Zodiac Age (assim como aconteceu em International Zodiac Job System), você poderá selecionar o Esper invocado e controlá-lo como se fosse mais um membro do grupo, inclusive selecionando quais magias usar e quando executar o golpe final.
Em partes, essa nova opção de seleção se relaciona à possibilidade de controlar os Guests (personagens temporários).
Trial Mode
Essa modalidade completamente separada do game principal traz 100 desafios que os jogadores poderão enfrentar. Carregando um save contendo seu grupo, equipamentos e configurações de combate, será possível lutar contra diversas configurações de inimigos.
Essa modalidade já estava presente no International Zodiac Job System, mas em The Zodiac Age vem com um adicional muito valioso itens obtidos no Trial Mode poderão ser usados no game principal. Isso inclui s e itens roubados com a técnica Steal.
Por fim, ao finalizar os 100 estágios do Trial Mode, será possível acessar o New Game-, (Weak Mode) modo no qual os personagens não sobem de nível, mas ainda possuem acesso ao License Board. Vale lembrar que, ao zerar o game pela primeira vez, é desbloqueado o New Game+ (Strong Mode), no qual todos os membros do grupo já começam no nível 90.
Final Fantasy XII: The Zodiac Age estará disponível a partir de 11 de julho para PlayStation 4.
Fonte: IGN Brasil