Maranhão
Motoniveladoras doadas pelo Governo tiram povoados do isolamento
O período das chuvas se aproxima e com ele um momento muito difícil para moradores de centenas de povoados espalhados pelos municípios maranhenses. Nessa época, as chuvas mais fortes caem sobre as estradas vicinais e cortam o acesso dos povoados às sedes das cidades.
Para mudar esse quadro, o Governo do Maranhão lançou o programa Caminhos da Produção, que já doou 58 motoniveladoras a municípios maranhenses. Cada máquina tem valor de mercado de cerca de R$ 600 mil e serve para melhorar e recuperar estradas vicinais, geralmente rurais, de piçarra e mais afastadas dos grandes centros.
Coroatá está na lista das 58 cidades contempladas com a máquina e já começou a melhorar os mais de 900 km de estradas vicinais que tem.
A lavradora Marilene Brandão, moradora do povoado Limão, em Coroatá, era só alegria quando viu a máquina doada pelo Governo do Estado iniciar os trabalhos na rua do povoado.
“Quando chove fica muito ruim, os meninos não conseguem ir ao colégio porque o ônibus não chega, a gente tenta andar de moto, mas acaba caindo na lama e se machucando. É uma alegria muito grande olhar essa máquina porque nunca esse trabalho foi feito aqui no povoado”, conta.
Melhora contínua
Segundo o secretário de obras do município, Jorge Adriano, a máquina é de suma importância para Coroatá. “Estamos muitos felizes de ter recebido essa máquina. Já conseguimos avançar na melhora de nossas estradas vicinais e vamos continuar trabalhando para melhorar a vida dos moradores daqui.”
Ele também diz que “nós temos um planejamento e garantimos que, mesmo no período de chuva, assim que a chuva permitir, vamos continuar melhorando os acessos aos povoados”.
Ainda no povoado Limão, o lavrador Urubam da Silva explica a mudança que a máquina levará ao povoado: “Melhora muito o acesso da estrada. Antes era um sofrimento para sair daqui durante o inverno, mas já sabemos que neste vai ser diferente. Só vai melhorar nossas vidas. O governador está de parabéns por ter olhado para nosso povoado, por trabalhar para melhorar os acessos aos povoados”.
Geração de emprego
Além de melhorar o acesso, a chegada das máquinas também leva desenvolvimento econômico para as cidades. Pessoas como Raudmar Marques Viana, que não tinha emprego fixo, viu na chegada da máquina uma oportunidade. “Eu sei que essa máquina aqui me traz um emprego com salário garantido para sustentar minha família e pagar as contas do dia a dia. Estou muito satisfeito”, conta.
Fonte: Governo do Estado do Maranhão