Cultura

MEC suspende vestibular de curso de faculdade de Teresina

Curso de tecnólogo em redes de computadores obteve nota insatisfatória e por esse motivo o MEC suspendeu o vestibular para o curso.

Faculdade de Tecnologia de Teresina (CET) vai se posicionar sobre punição.

No Piauí, o curso de tecnólogo em redes de computadores oferecido pela Faculdade de Tecnologia de Teresina (CET) está na lista das 68 graduações proibidas pelo Ministério da Educação (MEC) de fazer vestibular. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial, após o curso ficar com menções insatisfatórias no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade do ensino superior.

 

Assim como outras 44 graduações no restante do país, o curso de tecnólogo em redes de computadores do CET obteve trajetória ascendente do CPC, ou seja, houve evolução nas avaliações de 2011 e 2014. No entanto, o índice foi insuficiente para sair da faixa de 2 do CPC e nesse caso, só poderá receber novos alunos se firmar um termo de ajuste com o governo federal.

O último vestibular da Faculdade de Tecnologia de Teresina (CET) foi realizado no dia 29 de novembro, no qual a instituição ofertou 120 vagas curso de tecnólogo em redes de computadores, para dois semestres de 2016. O curso duração do curso de dois anos e meio, com aulas no períodos tarde e noite.

A Faculdade de Tecnologia de Teresina (CET) ficou de se posicionar sobre a punição, mas até a publicação da reportagem não o fez.

Punições

Na lista, outros 23 cursos punidos em todo país tiveram trajetória descendente do CPC, significa que pioraram nas duas últimas avaliações. Eles sofrerão uma inspeção in loco feita pelo MEC e terão de assinar protocolo de compromisso com melhorias previstas para pleitear a abertura de novas vagas.

O CPC é calculado com base na avaliação de desempenho de estudantes concluintes, corpo docente, infraestrutura, recursos pedagógicos e outras variáveis. A cada três anos, um grupo de graduações passa pelo crivo do MEC.

A partir da publicação desta quarta-feira (23) no Diário Oficial, determinando a suspensão de vestibular nos cursos atingidos, o ingresso de novos alunos está proibido. Mas, segundo o MEC, fica resguardado o direito de estudantes que eventualmente tenham passado em seleção e já estejam matriculados.

.

Fonte: G1-Piaui