Cultura
Livro de Hitler voltará a ser publicado
Após 70 anos de proibição, o livro “Mein Kampf” (Minha Luta, em português), escrito por Adolf Hitler voltará a ser publicado na Alemanha.
Publicado em 1925, o manifesto antissemita de Hitler teve a reprodução proibida com o fim da Segunda Guerra Mundial. Neste ano os direitos autorais expiraram tornando o livro de domínio público e será publicado pelo Instituto de História Contemporânea de Munique.
A finalidade da versão que terá anotações é mostrar o quanto o texto é ruim, em vez de sedutor. Outros países também terão novas versões publicadas.
Para historiadores, o livro ajuda acadêmicos a entenderem o período da Alemanha nazista. A medida também foi elogiada por grupos de judeus que acreditam que o acesso a edição crítica ajudar a explicar o holocausto.
Mesmo assim, autoridades alemãs irão limitar o acesso público ao texto com temor que o livro possa incentivar o neonazismo.
“Mein Kampf” foi escrito quando Hitler estava preso por traição a pátria. Nele o ditador alemão expressou suas ideias racistas e antissemitas. Quando ele assumiu o governo da Alemanha o manifesto era um dos maios populares do país tendo mais de 12 milhões cópias impressas.
Fonte: BBC Brasil