ALEPI

Júlio Arcoverde propõe Frente Parlamentar Para um Trânsito Seguro

 A Assembleia Legislativa deve criar a Frente Parlamentar Para um Trânsito Seguro, para discussão das causas e prevenção de acidentes. O deputado estadual Júlio Arcoverde (PP) propôs a criação da frente durante a sessão plenária desta quarta-feira (8), durante os pequenos informes. Júlio Arcoverde reclama que as mortes de trânsito ainda não despertaram a atenção das autoridades, apesar do grande número de pessoas que perdem a vida, todos os dias, nas ruas, avenidas e rodovias do país.

“O que pretendemos é despertar a Assembleia Legislativa e os outros poderes, bem como as autoridades do Estado para a gravidade do problema. O trânsito brasileiro mata mais que a guerra do Vietnã e temos que mudar essa realidade”, argumentou o deputado. “Estamos perdendo uma geração de jovens, já que as estatísticas revelam que as vítimas desses acidentes tem entre 18 e 25 anos, na sua maioria”.

Júlio Arcoverde comparou os números diários de acidentes e mortes no trânsito com os desastres aéreos. “Quando um avião cai, aqui no Brasil ou em outros países, o clima é de comoção. O país fica sensibilizado por dias. Esse é o número de vítimas, de mortes diárias no trânsito no Brasil. É como se todo dia caísse um avião no Brasil”, lamentou.

O deputado defende a realização de campanhas sistemáticas de prevenção de acidentes, além de ações continuadas para inibir as infrações, os crimes de trânsito, como dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas. “A punição tem que ser pecuniária e pesada. Como dizem, o bolso é a parte mais sensível do corpo”.