Cultura
Inscrições para Salão de Fotografia começam nesta sexta (15)
As inscrições para o Salão de Fotografia de Teresina começam nesta sexta-feira (15) e este ano faz homenagem ao fotógrafo Antônio Quaresma. Em todas as edições do evento, grandes nomes da arte fotográfica local são homenageados pela Prefeitura de Teresina facilitando a ampliação de seus espaços e a visibilidade no campo artístico local.
Para Elmano Férrer, prefeito da capital, Teresina tem a característica de berço de "valorosos artistas" e, por isso, o evento tem esse objetivo de incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica piauiense. O Salão de Fotografia de Teresina será aberto no dia 22 de setembro, na Casa da Cultura, com exposição até o dia 22 de outubro. O edital já está disponível no site da FMC [www.fcmc.pi.gov.br].
"Estamos retomando o salão com um diferencial: agregando novas categorias competitivas e com característica itinerante, envolvendo o Teatro João Paulo II, Clube dos Diários, Cenajus, dentre outros, além da mobilização de estudantes de fotografia para participarem do evento", explica Josy Brito, coordenadora de Cinema, Vídeo e Fotografia da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, da Prefeitura de Teresina.
Quaresma - Depois de participar como expositor do seu trabalho e como jurado por duas vezes no Salão de Fotografia, Antonio Quaresma revela que se sente orgulhoso por ser agora homenageado. "É gratificante ter o trabalho reconhecido, e isso me orgulha. A fotografia faz parte do meu dia a dia como atuante e como professor", explica.
No currículo, tem graduação em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Fotografia Artística pela New York University / International Center of Photography, doutorando em Teoria da Imagem pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde desenvolve projeto de tese sobre natureza morta em fotografia. É professor do departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Antônio Quaresma fotografa como arte, trabalhando o figurativo, o abstrato, os fotogramas, utilizando acidentes de luz e sombra, asas de borboletas, penas de aves, além de fazer fotos comerciais. Segundo ele, os três anos de curso de medicina lhe influenciam quanto aos elementos e texturas utilizados.
Fonte: Semcom/PMT