Cultura

“Indo Além” é estratégia de aprendizado nas escolas de Teresina

 A idéia faz parte do Programa Alfa e Beto.
Para potencializar as habilidades das crianças, o Centro Municipal de Educação Infantil Hilda Lemos está ampliando as atividades em sala de aula e até no recreio, a ideia é oferecer o maior número de possibilidades para o desenvolvimento dos alunos.

Na sala do II Período, por exemplo, toda a turma está envolvida no Indo Além, uma das estratégias mais eficazes do Programa Alfa e Beto. Desenvolvido nas unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina, o IAB é um programa de alfabetização intensiva que promove a aproximação dos alunos com a leitura e escrita cada vez mais cedo. Através do Indo Além, os alunos têm a possibilidade de estender os conhecimentos sobre o conteúdo estudado.

Na prática, segundo a pedagoga Darlene de Moura, a ação fortalece o aprendizado das crianças. “Eles são estimulados a montarem frases e aplicarem as sílabas em jogos, brincadeiras, tudo envolvendo o mundo da leitura. Assim o aprendizado se torna mais significativo, vamos além do que está descrito nos livros”, explicou.

Outra iniciativa que faz sucesso na escola é o recreio supervisionado. Engana-se quem pensa que a hora do intervalo é apenas de correria e brincadeiras no CMEI. Com um cronograma estruturado, a equipe escolar realiza uma série de atividades como pintura, contação de histórias e montagem de quebra-cabeça para seguir o ritmo de estimulo intelectual com as crianças.

“Cada criança tem uma forma diferente de relaxar e se divertir, usamos isso para oferecer essa variedade de ações no intervalo das aulas. É bastante positivo, porque eles adoram e aprendem”, concluiu a pedagoga do CMEI.

Fonte: Portal da PMT