Meio Ambiente

Halo Solar decora céu de Teresina e causa deslumbramento na população

 

 No início da tarde desta quinta-feira (05), um grande número de teresinenses inclinou a cabeça para admirar o sol. A estrela com seu calor tão conhecido pelos piauienses hoje apareceu adornada com um círculo luminoso e cheio de cores. Era o fenômeno Halo Solar que é formado pelo reflexo do sol em cristais de gelo, comuns em nuvens finas e transparentes.

 

O ambientalista piauiense Alcide Filho, explica que o fenômeno, conhecido popularmente como arco-íris solar, não é comum de acontecer. Ele só acontece quando, no dia anterior, se tem um dia seco e, na manhã seguinte, um dia mais úmido. Desta forma, o arco-íris visto no céu da cidade e admirado por todos, indica que houve uma alteração de umidade na atmosfera. Teresina já teve registro de umidade entre 25% e 18% e, nesta quinta-feira, este índice estava em 34%.

 

“O fenômeno representa a mudança repentina do tempo, e não se pode confundir clima com tempo. O clima é o estado corrente de comportamento do tempo, e o tempo é uma circunstância de instante.Enquanto que o clima é uma medida de comportamento de umidade, temperatura e pressão, medidas ao longo de uma década, o tempo faz referência a uma ação momentânea”, destaca o ambientalista ao frisar que se houvesse, além da alteração da umidade (aumento), um aumento da pressão, o arco-íris solar indicaria chuva.

 

“Se aumenta a umidade e a pressão, chove, porque se alcança o excedente da capacidade da atmosfera de absorver água no seu estado de vapor”, completa.

O halo solar dura pouco tempo, não mais que meia hora e, as vezes, até menos que isso. “Com a condensação das micropartículas de cristais de água, o sol, ao incidir, transforma essas micropartículas em um prisma e o prima decompõem a luz em sete cores básicas. Este fenômeno não dura muito porque as partículas de água se dissipam com aumento de calor”, acrescenta Alcide Filho.

 

De modo especial, Teresina teve hoje um presente da natureza, pois teve o sol perpendicular com a terra, ou seja, formando um ângulo de 90 graus e isto ocasionou o fenômeno circular que encantou a todos.

 

Fonte: Meio Norte.com