Polícia
Guarda Municipal completa um ano de atuação em Teresina
A Guarda Civil Municipal de Teresina completa nesta quarta-feira (24) um ano de proteção ao patrimônio público e assistência à comunidade. Criada por meio da Lei Complementar n° 3.834, o órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).
Atualmente, Teresina conta com 115 guardas municipais atuando em pontos estratégicos, como o Parque da Cidadania, Complexo Esportivo Parentão, Parque Ambiental Lagoas do Norte, Centros de Esportes Unificados (CEU) Norte e Sul, além das praças da Bandeira, Fripisa, Rio Branco, Parque Floresta Fóssil e Mercado Central de Teresina – com patrulhamento preventivo nos dois últimos.
Segundo Samuel Silveira, secretário da Semcaspi, a Guarda tem se destacado em Teresina. “A Guarda que, inicialmente, poderia ser considerada um instrumento para evitar a depreciação do espaço público, também tem evitado furtos e roubos e coibido o tráfico de drogas, além da apreensão de armas e recuperação de motos roubadas. É um trabalho cada vez mais qualificado e necessário para a cidade”, destacou o gestor.
Entre os meses de janeiro e dezembro de 2017, dados divulgados pela GCM mostram que, em números gerais, foram realizadas 116 operações de apreensão de drogas; 61 operações de apreensão de armas; 24 conduções à Central de Flagrantes de Teresina, além de uma ação no Parque Brasil para evitar a apropriação irregular de um terreno na região.
Para contato com a Guarda Civil Municipal de Teresina a população pode ligar, gratuitamente, no número 153.
Fonte: Portal AZ