Cultura

Fechamento do Cine Belas Artes é adiado

O Cine Belas Artes, tradicional cinema de São Paulo, continua funcionando pelo menos até o dia 28 de fevereiro. Anteriormente, a data para o encerramento de suas atividades era 27 de janeiro. O prazo havia sido definido depois de o proprietário, Flávio Maluf, ter pedido a devolução do imóvel, em dezembro.

A informação foi divulgada em comunicado nesta quinta-feira (20).

A mudança veio com a abertura do processo de tombamento do prédio do cinema, na esquina da Avenida Paulista com a Rua Consolação, na última terça (18).

O processo, instaurado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), impede que o proprietário modifique o imóvel pelos próximos três meses. Nesse período, devem ser apresentados argumentos que justifiquem o tombamento.

"Tendo em vista a decisão de abertura do processo de tombamento, decidimos manter o Belas Artes em funcionamento até o vencimento do contrato de permanência, que expira em 28 de fevereiro, para podermos ter tempo de negociar com o proprietário a renovação do contrato de locação", disse André Sturm, dono do cinema, no comunicado.

Histórico

No final de março de 2010, o banco HSBC anunciou que deixaria de patrocinar o cinema. Desde então, Sturm passou a procurar parcerias que mantivessem o local aberto. Em julho, em uma ação batizada de "Salve o Belas Artes", 16 restaurantes da cidade davam um ingresso - e uma sobremesa - aos consumidores que doassem R$ 5.

Segundo a assessoria de imprensa, caso o Belas Artes saia de seu atual endereço, Sturm tem o projeto de abrir um novo cinema com a mesma proposta, preservando inclusive o Noitão, uma sessão mensal durante a madrugada em que o público assiste a três filmes na sequência.

Fonte: G1