Cultura

Exposição Outro Olhar

 

Uma imagem que vai além de si mesmo. É assim que cada fotografia capturada pela fotógrafa Paula Moreira pretende sensibilizar o público. Com a exposição “Outro Olhar”, crianças com Síndrome de Down são retratadas em momentos de diversão e brincadeiras em prol da inclusão social. A exposição das imagens acontece na praça de eventos do Teresina Shopping até o dia 13 de outubro.

A fotógrafa e idealizadora do projeto, Paula Moreira, ressaltou que a ideia do “Outro Olhar” é quebrar estereótipos por meio das imagens. Emocionada, ela destacou a principal mensagem do projeto. “Uma criança com Síndrome de Down possui muito mais semelhanças do que diferenças com as outras crianças. Elas brincam, correm se divertem como qualquer criança. Então, a ideia é quebrar o estigma por meio da imagem”, disse.

O ator e judoca Breno Viola está em Teresina e participou da abertura da exposição Outro Olhar. Ele agradeceu o trabalho da piauiense e disse que a exposição ajuda o movimento Down a combater o preconceito. “Já avançamos muito nessa luta e ainda temos muito a vencer. Aqui, na exposição é mais um passo importante para que as pessoas entendam que somos iguais e que defendemos nosso espaço na sociedade”, comentou.

A solenidade de abertura ocorreu no Teresina Shopping com a presença da secretária estadual de Educação, Rejane Dias, o secretário do Ceir, Mauro Eduardo e convidados.

Projeto Outro Olhar

Criado há mais de três anos, Outro Olhar fotografa a cada mês uma criança gratuitamente. A seleção é feita por meio de sorteio com as famílias que estão cadastradas para participar.

Inicialmente, as fotografias eram divulgadas nas redes sociais em meio às imagens de outras crianças para, assim, promover e estimular a aceitação da sociedade acerca da Síndrome de Down. “A exposição surgiu porque o acervo de imagens se tornou cada vez maior e também pela necessidade de atingir uma quantidade cada vez maior de pessoas com o projeto”, explicou Paula Moreira.

Fonte: G1 Piaui