Cultura

Escolas estaduais desperdiçam equipamentos

O estado do Piauí continuam gastasndo dinheiro a toa.

É lamentável observar a campanha da Secretaria Estadual de Educação na mídia enquanto que a realidade das escolas é caótica.

A falta de acompanhamento e a perda de tempo com futilidades e projetos improdutiveis, transforma as escolas públicas estaduais em depósitos de equipamentos que nunca foram utilizados e nem mesmo sairam das caixas e o mais lamentavel é que em algumas escolas em maio, os alunos ainda nem receberam os livros didaticos e nem tiveram aulas de determinadas disciplina.

O reporter do portal RG visitou escolas das zona norte e da zona sudeste e comprovou as denuncias feitas por pais e alunos da rede publica estadual.

Em uma escola localizada no Grande Dirceu, bairro Novo Horizonte os alunos da 3ª série do Ensino Médio ainda não receberam os livros de algumas disciplinas e sem o recurso os alunos não conseguem acompanhar as aulas com eficiência, poderiam pesquisar na internet, mas a escola também não possui WI FI e o laboratório de informática segundo os alunos é sucateado.

Na Zona Norte a situação não é diferente, em uma escola localizada no bairro Cabral até possui um laboratório funcionando, mas a losa digital que a escola recebeu em 2014 nunca saiu da caixa, a bateria nunca foi carregada e um treinamento que era para acontecer preparando os professores para a eficiente utilização do equipamento nunca foi ministrado na escola, o WI Fi da escola também foi desligado por ordem da secretaria de educação, segundo os servidores.

Salas de aulas sem climatização, o que não é o caso das diretorias e coordenações das escolas visitadas , sempre geladinhas, as salas de aulas são uma tortura tanto para alunos quanto para os professores.

Os espaços de funcionamento do nucleo gestor recebem um tratamento bem diferente do dado as salas de aulas, que são sujas, quentes e mal iluminadas.

A imagem nos conduziu a um questionamento. Qual é objetivo fim das escolas?  Como os dois segmentos fundamentais da escolas : alunos e professores , são mantidos em situação tão precária em pleno século XXI, em uma Patria que se diz EDUCADORA? Por quê perder tempo com capacitações elementares e de pouco rendimento se o mínimo necessário não existe nas escolas?

 

 

 

Fonte: Redação do Portal RG