Cultura

Escola de samba aposta em enredo com temas sociais em Teresina


(Foto: Ascom)
 


 Com o objetivo de abordar atuais temas sociais, a escola de samba Ziriguidum escolheu o samba-enredo “Sem Droga, Sem Raiva e Sem Dor: Só Samba, Saúde e Amor” como peça fundamental da agremiação para concorrer o título de campeã no Carnaval 2016 de Teresina.

O enredo deste ano faz uma abordagem sobre drogas, prevenção contra AIDS e Dengue, a importância da prática de atividades físicas além de falar sobre felicidade. O objetivo da escola é levar uma mensagem importante aos teresinenses, um alerta que será dado em forma de samba.

A escola traz na ala de compositores Francisco Magalhães, o letrista do enredo, Francy Monte e Osnir Veríssimo, responsáveis pela melodia e harmonia do samba. Osnir Veríssimo contou que o tema foi escolhido pelo carnavalesco Pereira Falazar e o presidente de honra Fernando Monteiro ainda em 2013, ano em que o samba-enredo foi desenvolvido.

“Os temas escolhidos já existiam há dois anos e que continuam sendo temas atuais. Mesmo após dois anos, o samba-enredo continua fazendo um apelo atualmente. Esperamos que o enredo leve a mensagem de amor a vida e entusiasme tanto os integrantes da escola quanto o público”, comenta o compositor.

Depois do tema escolhido, Francisco Magalhães foi o responsável pelo processo de construção do samba. “Queremos voltar para a avenida em um alto nível, a Ziriguidum não desfilou no ano passado, mas queremos voltar em grande estilo e fazer um lindo desfile este ano”, finaliza Magalhães.

A escola está realizando ensaios abertos para a população já entrar no clima de carnaval. Todos os dias, às 19h, a sede da Ziriguidum abre suas portas para Recber os batuqueiros e a comunidade. De acordo com o presidente da agremiação, Marcos Monteiro, a presença da população é essencial para dar mais energia aos ensaios e aos componentes da bateria.

“O carnaval é uma festa de todos e estamos aqui todos os dias, ensaiando para fazer bonito na avenida. Além dos ensaios estamos fazendo as inscrições das pessoas que desejam desfilar no carnaval”, frisou Marcos.

Neste ano, a escola tem 1.200 componentes distribuídos em 12 alas que desfilarão durante 40 minutos.

Compositores - Francy Monte é autor dos hinos das cidades de Barras e Cabeceiras. Também dos times de futebol Tiradentes e Barras. Já compôs sambas de enredo para escolas de samba de Teresina, Barras, União e Regeneração.

Participou de vários festivais e musicou peças de teatro. Pertence à Academia de Letras do Vale do Longá. O artista já foi homenageado pela escola de samba Deixa Falar, em Barras, com o enredo: Uma terra, Um poeta, Um violão. Gravou o CD “Amor na Medida Certa”.

Osnir Veríssimo teve sua primeira música gravada em 1993, no LP Teresina Canta Theresina. É músico há 36 anos e tem oito CDs gravados. É um dos autores do hino da cidade de Guadalupe e do hino do Futebol do Piauí. É intérprete e compositor da música Poço Fundo, uma das trilhas sonoras do filme Ai, que Vida, do cineasta Cícero Filho. Participou dois anos no programa infantil Teleleco, exibido pela TV Antares, filiada da Rede Brasil. Teve a música Fuxico, em parceria com Glauco Luz, gravada na coletânea volume 5 do Clube dos Compositores do Brasil, produzida pela Dallas Musica e divulgada em toda América Latina.

Francisco Magalhães é jornalista e letrista. Tem músicas em parceria com Osnir Veríssimo, Francy Monte e vários autores piauienses. Além dos sambas de enredo da escola Ziriguidum, Francy, Osnir e Magalhães são autores também de muitas outras composições, entre as quais o Hino do Futebol do Piauí e o Samba do Rivengo.

Fonte: ASCOM