Cultura

Encenação da Batalha do Jenipapo chega a sua 14ª edição no domingo (13)

Neste ano, a solenidade em comemoração ao aniversário da Batalha do Jenipapo chega na sequência das festas de carnaval. No domingo do dia 13 de março, uma ampla programação relembra a luta dos piauienses que deram a vida pela Independência do Brasil. Um dos grandes momentos do dia é o tradicional espetáculo teatral encenado pelo Grupo Harém em pleno pátio do Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior.

Nesta 14ª edição do espetáculo, a encenação da Batalha do Jenipapo envolve mais de 100 atores oriundos de Teresina e Campo Maior e conta também com a participação de grupos de capoeira e da cavalaria da Polícia Militar. A exibição, feita ao ar livre, narra a história de luta dos piauienses contra a resistência portuguesa na tentativa de conquistar a independência. “Houve focos de luta nas regiões de Parnaíba, Oeiras, Piracuruca e Campo Maior. Durante o espetáculo, nós procuramos contar um pouco desse contexto anterior que veio culminar na Batalha do Jenipapo, no dia 13 de Março de 1823, uma das mais importantes para o processo daIndependência do Brasil”, afirma Francisco Pelé, coordenador do Grupo Harém de Teatro e um dos produtores do espetáculo que será exibido em Campo Maior.

A grande novidade para a encenação deste ano será a participação do Coral de Vaqueiros do Piauí, que vai apresentar uma versão do Hino do Vaqueiro no fechamento do espetáculo. “O espetáculo vem crescendo a cada ano, começou tímido, mas vem ganhando uma grandiosidade. Ele funciona como uma versão do teatro de cortejo, feito na rua. Nossa intenção é ampliá-lo a cada ano e fazer uma espécie de opereta”, afirma Francisco Pelé.

O espetáculo Batalha do Jenipapo tem duração de 40 minutos. O texto, adaptado a partir do trabalho de historiadores que reconhecem a importância do evento para a história do Brasil, é de autoria de Acy Campelo. Os atores envolvidos no projeto participam de um intensivo de ensaios a partir da quarta-feira de cinzas (9). Um ensaio geral está marcado para a manhã de domingo, às vésperas da exibição oficial.

A encenação acontece logo após a solenidade Cívico-Militar de entrega de medalhas e desfile militar que acontecem no dia 13 de março, no Monumento Heróis do Jenipapo, a partir das 16h. Confira a programação completa das comemorações, que começam com uma Missa em Ação de Graça, na Catedral de Santo Antônio:

PROGRAMAÇÃO DOS 188 ANOS DA BATALHA DO JENIPAPO

12h - Missa em Ação de Graça
Local: Catedral de Santo Antônio

14h - Culto em Ação de Graça
Local: Igreja Universal do Reino de Deus
Endereço: Rua Senador José Eusébio, 1047 - Centro

16h - Solenidade Cívico - Militar em comemoração aos 188 anos da Batalha do Jenipapo
. Entrega da Medalha "Hérois do Jenipapo"
. Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí
. Desfile Militar
. Apresentação da peça teatral "A Batalha do Jenipapo"

Local: Monumento Heróis do Jenipapo

Fonte: CCOM/PI