ALEPI

Economista recebe título de cidadã piauiense

A economista Tânia Bacelar de Araújo recebe hoje o título de cidadã piauiense em solenidade na Assembleia Legislativa. O deputado João de Deus (PT) é o autor da proposta, apresentada no último dia 27 de setembro de 2015.


A homenageada é natural de Recife, casada com o paraibano Alcindo Rufino de Araújo, tem três filhos e avó de João Arthur de 1 ano. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Frassinetti do Recife, em 1966. Tem graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1967).


É diplomada pela Universidade de Paris, Panthéon-Sorbonne (1977) e doutorada em Econômica Pública , Planejamento e organização do espaço pela Universidade de Paris I, (1979). Exerceu vários cargos públicos e, atualmente, é professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, além de sócia da Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento.


Tânia Bacelar de Araújo tem atuação destacada em áreas de economia e planejamento, em especial para as causas do Nordeste. Por 29 anos atuou no quadro de técnicos da Sudene, de 1966 a 1995.


Atuação profissional – Foi assessora técnica do Ministério do Desenvolvimento Agrário, professora visitante da Ecole des Hautes Etudes em Sciences Socieales, da França, também foi professora da Secretaria Nacional de Políticas Regionais e Coordenadora do Grupo de Trabalho Interministerial e encarregada de propor a recriação da Sudene e Sudam (2003).


Também atuou como Secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente do Recife, Diretora do Departamento de Economia da Fundação Joaquim Nabuco. De 1990 a 1995 foi Secretária da Fazenda de Pernambuco.


Tânia Bacelar atuou na orientação e supervisão de doutorado e mestrado, no estado do Piauí.

Fonte: Alepi