Cultura
Detentos do Piauí são aprovados no Sisu para a Universidade Federal
Três detentos do Piauí foram aprovados na Universidade Federal do Piauí: dois para o curso de Pedagogia e um para o curso de História, pelo SiSU. Outros dois internos do sistema atingiram média geral superior a 450 pontos e garantiram certificado de conclusão do Ensino Médio. As secretarias de Justiça e Educação divulgaram, nesta quarta-feira (20), os dados gerais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas unidades prisionais do Piauí.
Dos 223 detentos que se inscreveram para o exame, 138 fizeram as provas em 13 unidades prisionais do estado. Sidnei Oliveira atingiu índice no Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação, para aprovação no curso de História; Ideraldo Leite e Elidiane Barbosa para o curso de Pedagogia, todos na Universidade Federal do Piauí. Fernando Campos e Arilson Oliveira garantiram índice para receber o certificado de conclusão do Ensino Médio.
“A realização do Enem nas unidades penais foi uma ação muito importante para fortalecer a política de educação nas prisões e consolidação dos direitos humanos aos detentos. Por meio desta ação e de outros projetos em parceria com a Secretaria de Justiça, podemos garantir o acesso a educação em todos os setores”, explica a secretária de Educação, Rejane Dias.
O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, reforça o aumento significativo das ações de Educação no sistema prisional do Piauí em 2015. “Cerca de 600 pessoas privadas de liberdade estão estudando. É quase o triplo se comparado a 2014. Nossa meta é dar continuidade a essa parceria com a Seduc no sentido de ampliar as ações educativas no sistema penitenciário”, comenta
A coordenadora de Ensino Prisional da Sejus, Jussyara Valente, fala das conquistas obtidas pelos internos no Enem. “Queremos garantir oportunidades para aqueles que querem mudar. Ministramos aulas e, pela primeira vez, promovemos uma revisão geral para o Enem. Agora colhemos bons frutos desse trabalho, realizado com apoio incondicional da Seduc desde a logística ao ensino. Os professores, sempre dedicados e comprometidos, também têm um papel crucial nessas conquistas. Nossa meta é aumentar significativamente o número de aprovados e certificados na edição 2016 do Enem”, conclui.
Fonte: Cidade Verde