Cultura

Destino da Semana Santa no Mundo. DETALHES

Não são muitos dias, mas a Semana Santa permite que durante essas datas possamos realizar uma escapada. Aproveite a intensidade com a qual se vivem as tradições destas festas tão especiais em diferentes lugares do mundo.

O Distrito Federal da cidade do México abriga a terceira basílica mais visitada do mundo e a primeira da América Latina. A que acolhe a Virgem de Guadalupe. Neste país, a Semana Santa é vivida com o sentimento à flor da pele.

Alberto Delbecque Peña, porta-voz do Conselho de Promoção Turística do México, recomenda não perde a Via-crúcis de Iztapalapa, um dos núcleos urbanos que formam o Distrito Federal, onde a representação da Paixão de Cristo mistura a fé religiosa, a tradição histórica e as raízes multiculturais próprias da região.

A encenação tem um significado profundo entre os iztapalapenses. Sua origem deriva da epidemia de cólera que afetou esta população em 1833 e, desde então, se organiza esta representação como uma mostra de agradecimento ao Senhor de la Cuevita que, de acordo com as crenças, ajudou a combater essa doença.

No centro deste país, em Querétaro, a procissão do Silêncio é das que não se esquecem. Acontece na Sexta-Feira Santa à tarde nas principais ruas do centro histórico da cidade, onde diferentes grupos de irmandades e confrarias realizam o percurso manifestando sua grande dor pela morte de Jesus Cristo.

Esse mesmo dia, de manhã, se celebra a Via-crúcis Vivente, que representa as Três Quedas e a crucificação de Jesus. Há alguns municípios de Querétaro que fazem desta celebração um verdadeiro ritual.

No de El Marqués, o povo se prepara por muitos meses, e o mesmo acontece em San Joaquín, Tolimán, Corregidora, Amealco, Peñamiller e Jalpan de Serra.

fonte: MSN.com

Fonte: MSN