Cultura
Concurso Novos Autores: obras vencedoras terão cerimônia de lançamento na Casa da Cultura
Foto Ascom (Divulgação)
A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) está regularizando a situação do Concurso Novos Autores e neste empenho anuncia o lançamento de seis obras vencedoras do certame. A cerimônia de lançamento está marcada para o dia 6 de novembro na Casa da Cultura de Teresina, a partir das 19h.
Os livros lançados serão: “Historiografia Piauiense”, de Iara Guerra; “Escolhas” de Larissa Prado; “Mulheres do Araripe”, de Maria José; “O que vem depois da saudade”, de Ícaro Fontenelle; “Zezé, a Jaguatirica turista”, de Marques Júnior e “Aprendiz de Planador”, de Machado Júnior. Estas obras são referentes às edições de 2010 e 2012 do Concurso.
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), Lázaro do Piauí, o objetivo é fazer com que todas as obras vencedoras sejam publicadas para que possa haver a regularização do concurso e sua continuidade. “Infelizmente gestões anteriores deixaram algumas obras sem publicação e estamos fazendo esse processo de reorganizar tudo para que possamos dar continuidade ao concurso de forma correta. Ainda há muito que ser feito, mas o Novos Autores é uma das melhores formas de revelar talentos de nossa literatura, por isso temos lutado pela sua atualização”, afirma Lázaro do Piauí.
Com nome já consagrado no cenário musical da cidade, o músico Machado Júnior está entre a lista dos escritores que serão lançados agora pelo concurso. Empolgado, ele diz que o livro foi feito sem muitas pretensões, mas que foi um grande marco na sua vida. “As pessoas me perguntam por que eu demorei tanto pra lançar um livro de poesia e eu respondo que é porque não reconhecia nas minhas letras poesia. Mas eu fui buscar dos escritos o que não era letra de música e vi com outros olhos. Inscrevi-me no concurso, mas sem muita expectativa e um tempo depois veio a notícias que eu havia ganhado. Agora já tenho projetos até para lançar um livro de músicas infantil”, afirma. Na noite do coquetel de lançamento o músico fará uma apresentação para os convidados.
Outro que lança seu primeiro livro, pelo concurso Novos Autores, é Marques Júnior. O escritor traz aos leitores uma obra de literatura infantil. “É uma aventura que tem uma temática muito boa sobre o meio ambiente e preservação ambiental”, afirma. O escritor tem pretensão de apresentar seu livro nas escolas da cidade, para que muitas crianças tenham acesso. “Eu tenho a Fundação Monsenhor Chaves como uma referencia, por isso é importante que tenha esse lançamento por aqui. Caso questionem se o livro é interessante ou não eu digo pra perguntarem aos jurados que me deram o primeiro lugar, isso traz respaldo”, disse.
Pelo edital do Concurso Novos Autores, uma parte dos livros impressos fica com cada escritor e outra compõe o acervo técnico da Fundação. Esta cota é distribuída nas escolas e bibliotecas do município. A organização do concurso informa ainda que os demais editais em atraso de publicação das obras serão regularizados o mais breve possível.
Fonte: FMCMC