Cultura
Começa hoje em Teresina (PI) o 9º Salipi
Um espaço para o livro - é o que acontecerá de 5 a 12 de junho, no Complexo Cultural da Praça Pedro II. O 9º Salão do Livro do Piauí e 14ª edição do Seminário Língua Viva serão as atrações dos piauienses durante uma semana. A expectativa é que quase 200 mil pessoas apreciem o melhor da literatura nacional e internacional.
A abertura do evento acontecerá neste domingo (5), às 18h30, no auditório do Clube dos Diários, com palestra do escritor e historiador Laurentino Gomes, autor dos livros: 1808 e 1822.
Este ano, o Salipi homenageia o professor, escritor e acadêmico da APL, Raimundo Santana. O evento lembra ainda o centenário de nascimento de Dinah Silveira de Queiroz, o centenário de nascimento de Nelson Cavaquinho e o escritor Moacir Scliar (in memoriam).
A programação conta com muita música popular, dança, poesia, lançamentos de livros e palestras. O evento trará ainda a participação de Guilherme Fiúza, João Gilberto Noll (foto), Ana Paula Maia e José Carlos Capinan. Na quinta (10), a noite será internacional, com palestra do cubano Alpidio Alonso-Grau. Os piauienses também são destaque no Salipi, com palestras de Assis Brasil, Douglas Machado e Gustavo Said.
No encerramento, dia 12 de junho, às 18h30, será a vez de dois gigantes da música piauiense: Validuaté e Valor de PI.
Homenageado
Raimundo Santana é professor, bacharel em Direito e escritor. Diplomado também pelo Instituto Superior de Estudos Brasileiros, em Economia Política e Sociologia. Nasceu em Campo Maior, em 27 de fevereiro de 1926. Professor catedrático da Universidade Federal do Piauí, lecionou também na Universidade de Brasília, na Escola Superior de Guerra e no Colégio Interamericano de Defesa, em Washington (EUA). Foi prefeito de Campo Maior, entre 1951 e 1955.
Fundou o Centro de Estudos Piauienses (1957), Movimento de Renovação Cultural do Piauí (1960), o Fórum Cultural do Piauí e a Fundação de Apoio Cultural do Piauí (Fundapi). Presidiu a Academia Piauiense de Letras (2000-2001), onde ocupa a cadeira número 32.
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura de Teresina. Bibliografia: O Desenvolvimento Econômico Nacional na Teoria Econômica Geral (1959); Aspectos de uma Ideologia para o Desenvolvimento; Perspectiva Histórica do Piauí; A Evolução Histórica da Economia do Piauí, 1965, Piauí: Formação - Desenvolvimento - Perspectivas, 1995, e Apontamentos para a História Cultural do Piauí, 2003; Evolução Histórica da Economia Piauiense e Outros Assuntos, 2008.
Fonte: Portal da Clube