Cultura

Coletivo Salve Rainha traz ensaio em homenagem ao Dia do Apicultor

 Neste domingo (22), o evento acontece debaixo da Ponte JK, das 16h30 às 23h30


O Coletivo Salve Rainha Café Sobrenatural promete continuar mantendo a efervescência cultural de Teresina. A edição deste domingo (22) recebe o título de Rainha Doce, em alusão ao Dia do Apicultor, celebrado na referida data. O evento acontece debaixo da Ponte Juscelino Kubitscheck, na Avenida Marechal Castelo Branco, das 16h30 às 23h30, e será possível conferir, em um só espaço, feira, galeria e palco. Com o apoio da Prefeitura de Teresina, o movimento tem a proposta de valorizar o patrimônio cultural da nossa cidade, ocupando espaços públicos com arte em suas mais diversas formas de expressão.

Quem for conferir o evento vai poder apreciar o trabalho de artistas e empreendedores culturais que contribuem para movimentar a Economia Criativa da capital. Além disso, para somar ao projeto, também vem sendo oportunizado espaço para artistas de outros estados, possibilitando um intercâmbio cultural.

No palco deste domingo, quem ganha destaque são as bandas Telúricos, O Vórtice (ambas de São Luís/MA), Fronteiras Blues e Perduvoyage (Teresina). Na Galeria, o espaço vai para a Instalação “Doce”, projetada pelo Coletivo Salve Rainha, contando com projeções de Narcísio Sousa aka Má Companhia, Karystom Soares, Grazon e Emerson Mourão.

Já na feirinha, os empreendimentos são: Autoburguer, Casa dos Bottons, The Brownies, Doce Travessura, Pizzaria Rootika e Nova Rootika, Brodi Store, O Desenhismo, Geladinho da Lioness - Drinks no Sakinho, Traum! e Rei do Arrumadinho.

Segundo um dos coordenadores do Salve Rainha, Júnior Araújo, o movimento surgiu de um grupo de pesquisadores e estudantes de várias áreas, que tinham em comum a idealização de um espaço que congregasse diversas manifestações artísticas, entre elas música, gastronomia, literatura e artes visuais e do corpo. “Hoje contamos com a colaboração de 30 voluntários e temos 56 empreendedores culturais cadastrados”, conta.

O apoio da Prefeitura de Teresina ao movimento cultural se dá através da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) e Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte. “Por se enquadrar no âmbito da Economia Criativa, temos direcionado apoio a esse importante grupo. Além disso, é cada vez mais evidente que o Salve Rainha tem se consolidado como um dos movimentos de maior expressão já visto nos últimos anos na cidade. É um trabalho que, sem dúvida, merece nosso incentivo”, destaca o titular da Semest, Olavo Braz.

Movimento cativa público de mais 5 mil pessoas

O Salve Rainha Café Sobrenatural deu os primeiros passos em 2014. Desde então, tem percorrido diversos locais públicos da nossa cidade, levando arte em suas múltiplas vertentes e proporcionado espaço para artistas iniciantes, fazendo com que estes tenham seus trabalhos vistos juntamente com os de artistas de renome.

Por ser um movimento plural, feito na rua e de forma gratuita, o grupo tem cativado um público cada vez mais diverso e significativo. Nas últimas edições, a estimativa é que mais de 5 mil pessoas tenham marcado presença no evento.

Fonte: Portal da PMT