Maranhão

Centro de Medicina Especializada de Imperatriz amplia atendimento ambulatorial à população

 O Governo do Maranhão ampliou o atendimento ambulatorial de cinco para oito especialidades no Centro de Medicina Especializada (Cemesp), em Imperatriz. Mais 900 consultas são ofertadas nas áreas de neurologia, dermatologia e urologia. Melhorias das instalações elétricas, hidráulicas, pintura, dentre outros, também foram implementadas no Centro.

Desde agosto, o Cemesp de Imperatriz iniciou o atendimento ambulatorial dermatológico. E, em outubro, a população passou a contar, também, com atendimento nas áreas de neurologia e urologia. São 300 consultas mensais por especialidade.

As duas ações executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) – a expansão do atendimento e a reforma do Cemesp – asseguraram a assistência à população dos 15 municípios região de saúde de Imperatriz, estimada em 506.820 pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A cada novo investimento em saúde, o governo Flávio Dino faz diferente, porque ele tem compromisso com a população, sendo um dos diferenciais da gestão. Então, entregamos o Cemesp remodelado, a partir das melhorias nas instalações físicas e novas especialidades, reunindo as condições para atender toda região de saúde de Imperatriz”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Em 2015, Juliana Bernadino da Silva, de 22 anos, sofreu um acidente de moto, em Imperatriz, quando quebrou a perna. “Fiquei com uma cicatriz enorme por conta da fratura, quebrei a perna esquerda e o enxerto foi necessário”, recorda a estudante.

Governo investe na melhoria das instalações elétricas, hidráulicas do Cemesp, além de serviços de pintura e reparos. Foto: Francisco Campos/SES
A estudante Juliana Bernadino procurou atendimento dermatológico no Cemesp para tratar uma cicatriz profunda na perna esquerda. Foto: Francisco Campos/SES
O procedimento deixou uma incômoda cicatriz, apesar da boa recuperação. Por isso, assim que soube da oferta do atendimento de dermatologista no Cemesp, Juliana agendou uma consulta em uma segunda-feira, e, na quarta-feira já estava recebendo as orientações da especialista. “A médica recomendou um medicamento e filtro solar. Uma nova avaliação será feita em 30 dias”, disse. “Fui bem atendida e aguardo o resultado”, acrescentou a estudante.

Atendimento

O Cemesp oferece atendimento ambulatorial nas áreas de gastroenterologia, cardiologia, clínica médica, ginecologia, ortopedia, neurologia, dermatologia e urologia. No Serviço de Apoio Diagnóstico e Tratamento (SADT), ultrassonografias, raios-X, mamografia, tomografia computadorizada, exames laboratoriais, citologia oncótica, endoscopia digestiva, teste ergométrico, MAPA, colposcopia, eletrocardiograma e CAF.

O Serviço de Apoio Diagnóstico e Tratamento (SADT) efetuou 14.017 exames. Os dados são de janeiro a setembro deste ano. No mesmo período, 2.443 consultas nas áreas de gastroenterologia, cardiologia, clínica médica, ginecologia, ortopedia e dermatologia foram executadas no Centro.

Melhorias

A SES realizou melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas, pintura, reposição do gesso e manutenção dos equipamentos do Cemesp. Foram eliminadas as infiltrações nas paredes internas, com troca de fiação e manutenção preventiva das dependências da unidade.

Nas salas do Centro, a equipe melhorou a iluminação, realizando a substituição das lâmpadas, inclusive as de alertas nas áreas vermelhas. O teto também foi inspecionado. Com o serviço de melhorias, o forro foi refeito e a cobertura (telhas), substituída. A eliminação da umidade contribui para o aumento da vida útil da estrutura do Cemesp e dos equipamentos.

Segundo o técnico de manutenção, Jack Maranhão, todos os serviços de revisão, instalação, reparos, entre outros foram finalizados. O ambiente climatizado voltou a funcionar de forma adequada, após reparos na Central de Climatização. Mais conforto para os profissionais de saúde e pacientes.

Vistoria

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e a subsecretária Karla Trindade, visitaram o Centro de Medicina Especializada (Cemesp), no final de agosto deste ano. Na ocasião, vistoriaram as melhorias no Centro, assim como o atendimento ofertado a população.

Fonte: Governo do Maranhão