Meio Ambiente

Blitz educativa busca conscientizar a população sobre preservação do cágado de barbicha em THE

Por conta dos altos índices de mortalidade dos filhotes de cágados de barbicha, entidades de preservação ambiental realizaram na manhã de ontem (29) uma mobilização para a conscientização da população. A distribuição de panfletos e as blitz educativas aconteceram no Encontro dos Rios, no bairro Poti Velho, zona norte de Teresina.

A mobilização que ocorre todos os anos para tentar conscientizar a população e os turistas que se deslocam pela Avenida Boa Esperança, local de travessia da espécie, para evitar os atropelamentos. O cágado de barbicha se desloca nos períodos chuvosos das lagoas do Poti Velho para o Rio Parnaíba. No momento da travessia, os pequenos animais são atropelados e morrem antes de chegar ao seu destino.

Essa espécie é comumente encontrada em rios, lagos e lagoas de correnteza lenta. Apesar de ser um animal extremamente resistente, aguentando grandes poluições ambientais e sendo comumente encontrados em rios bastante poluídos próximos a grandes cidades, os cágados correm sério risco de extinção.

"Queremos que as pessoas evitem os atropelamentos que ocorrem com muita freqüência. Neste ano, tentamos fazer um manifesto de prevenção antes de os cágados começarem sua travessia", comentou a ambientalista e idealizadora do projeto, Jaqueline Lustosa.

Uma estimativa aponta que em 2010 quase 100 atropelamentos, dos quais 26 foram de fêmeas adultas, que não reproduziram, dificultando a preservação da espécie. Além das mortes, outro fator que vem preocupando os ambientalistas e a polícia ambiental é o tráfego dos filhotes do cágado de barbicha. Eles chegam a ser comercializados por até R$ 50,00.

"É preciso orientar a população que muitas vezes desconhece e acaba comprando o animal sem saber que o cágado corre risco de extinção e quer comprar animal silvestre é crime", explicou Tânia Martins.

A vereadora Teresa Brito (PV) participou da mobilização e informou que já elabora um projeto de lei que garante que o cágado barbicha seja símbolo da cidade de Teresina. "Com isso queremos mostrar a importância que esse animal tem para a natureza", disse, acrescentando que solicitará da Prefeitura do município o monitoramento da espécie a sinalização da área de reprodução para evitar os atropelamentos.

Fonte: Jornal O Dia