Cultura

Associação de Municípios divulga angariação de fundos para Museu de Arte Antiga


(JOÃO GIRÃO/ ARQUIVO GLOBAL IMAGENS)
 


"Pretendemos dar a conhecer a campanha a cada um dos 308 municípios, que a ela se poderão associar dentro da sua disponibilidade e sensibilidade. Há municípios que não conhecem a campanha e cada um terá a sua opinião", disse, esta terça-feira, à agência Lusa fonte da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

A proposta de divulgação foi apresentada ao conselho diretivo da ANMP por João Moura - vogal daquela entidade e autarca de Cantanhede, distrito de Coimbra, a primeira autarquia do país a apoiar financeiramente a aquisição do quadro - e foi aprovada por unanimidade, adiantou.

A autarquia de Cantanhede aprovou a atribuição de um subsídio de 2.195.70 euros ao Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga (GAMNAA), na sequência de uma proposta que partiu do presidente da Câmara e que foi aprovada por unanimidade pelo executivo municipal.

O autarca justificou esta iniciativa, inédita ao nível municipal, "pela necessidade de reforçar a mobilização dos cidadãos e das organizações públicas e privadas em torno de uma causa de indiscutível interesse cultural para o país, pois cria condições para todos os portugueses poderem beneficiar de um valioso património".

Denominada "Vamos por o Sequeira no lugar certo", a campanha de angariação de fundos do GAMNAA visa ajudar o Museu a adquirir por 600 mil euros a um privado o quadro "A Adoração dos Magos, pintura de Domingos Sequeira, de 1828.

Primeira do género em Portugal, a campanha pretende envolver a sociedade civil na aquisição de uma obra que o diretor do Museu considera "absolutamente excecional" e que irá juntar-se a um acervo que já inclui 45 pinturas de Sequeira (1768-1837).

Segundo João Moura, o montante que Cantanhede destina à criação do fundo para a compra da pintura de Sequeira corresponde a 0,06 euros por cada um dos 36.595 habitantes do concelho, "ou seja, a autarquia assume integralmente por toda a população o donativo proposto a cada português pela entidade promotora da campanha".

Fonte: Jornal De Notícias