Cultura

Arquivo Público completa 106 anos e ganha site institucional nessa quarta (08)

 Há 106 anos era criado o Arquivo Público do Piauí, espaço que se tornou o guardião do maior acervo documental do Estado e, consequentemente, peça essencial na construção e preservação da história nacional. Batizada de Casa Anísio Brito, recebeu esse nome em homenagem a Anísio de Brito Melo, educador e historiador que por muitos anos dirigiu a instituição.

 

Neste aniversário, o Arquivo ganha ares de modernidade com o lançamento do seu primeiro site institucional, desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação do Estado. “A ideia é que possamos dar mais visibilidade a esse acervo que é tão rico. Aproximar a comunidade acadêmica, incentivar historiadores, jornalistas, enfim, pesquisadores de todas as áreas a fazer uso desse nosso patrimônio”, ressalta a coordenadora do Arquivo, Rosângela Carvalho.

 

A comemoração pelo aniversário está marcada para as 9 horas dessa quarta-feira (08), em solenidade aberta ao público. Na ocasião, os presentes poderão conhecer a estrutura da Casa, atualmente composta pelo Setor de Arquivo Permanente, Biblioteca de Apoio, Fundos do Poder Executivo, Fundos do Poder Legislativo, Fundos do Poder Judiciário, Hemeroteca, Fototeca, e Setor de Registros Sonoros e Visuais.

 

Dentre os destaques estão a Biblioteca de Apoio, composta por quase dois mil títulos exclusivamente sobre temáticas e autores piauienses, espaço que está sendo reorganizado para a implantação de um Sistema de Informatização que garanta maior controle sobre as obras. Outra preciosidade é a Fototeca, que reúne mais de 15 mil fotografias dos séculos XIX e XX.

 

História

 

O Arquivo Público do Piauí foi criado em 1909 pelo governador Anísio Auto de Abreu e oficializado pela Lei nº 533 do mesmo ano. Inicialmente, abrigava a documentação da Secretaria de Governo, abrangendo documentos dos séculos XVIII e XIX. Posteriormente, os arquivos permanentes dos Poderes Judiciário e Legislativo também passaram a compor o acervo da Casa, além de periódicos, fotografias, e livros.

 

Durante muito tempo, Arquivo, Biblioteca e Museu dividiram, sob a mesma administração, o edifício localizado no centro de Teresina, na esquina da Rua Coelho Rodrigues com a Rui Barbosa, passando a funcionar com exclusividade nesse mesmo endereço somente a partir de 1980.

 

Serviços

 

A Casa Anísio Brito funciona de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, oferecendo ao público serviços de orientação à pesquisa; visitas guiadas (previamente agendadas); emissão de certidões; assistência técnica e assessoria aos arquivos das Secretarias Estaduais e Municipais; divulgação do acervo através de exposições, palestras e seminários; além de cursos de capacitação técnica.

Fonte: gov.pi