Entretenimento

A Capitã Marvel é humana? Entenda a origem e poderes da fantástica heroína da MARVEL

Com o primeiro trailer de Capitã Marvel já entre nós, finalmente temos uma ideia sobre a história que o próximo filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) vai contar. No entanto, o vídeo levantou tanto respostas quanto perguntas, especialmente para fãs que não estão familiarizados com a vida de Carol Danvers nos quadrinhos. Será que Capitã Marvel é uma heroína humana ou alienígena?

Com essa dúvida, vamos contar nos próximos parágrafos a história de origem tradicional de Carol, bem como seus poderes e outros detalhes. E caso você ainda não tenha visto, o trailer de Capitã Marvel dê uma olhadinha em nossa máteria.

 

Humana ou alien?

Uma resposta curta: Sim, Carol Danvers é uma humana que cresceu na Terra. Ela obviamente não lembra de seu passado no trailer, mas vamos falar sobre isso depois. Ela nasceu como uma pessoa comum, sem nenhum poder. Nos quadrinhos, ela transformou-se em algo mais somente depois que seu corpo foi fundido com o DNA Kree durante um terrível acidente com uma nave da raça alienígena.

Dessa forna, Carol passou a ser uma forma híbrida de humano e Kree. Essa é fonte de seus poderes e provavelmente o motivo pelo o qual Ronan e seu exército toleram a personagem como um membro da equipe militar Starforce.

CaptainMarvelPowers

 

Os poderes de Capitã Marvel

Além de ser uma piloto talentosa e de ter muita experiência no exército, Carol tem poderes que a tornam uma das personagens mais fortes do universo da Marvel. Ela tem quase a mesma força que o Hulk, invulnerabilidade e é capaz de voar.

Carol também pode absorver energia cósmica e outras formas de energia para canalizar todo esse poder em explosões fotônicas. Eventualmente, ela consegue evoluir para uma forma ainda mais poderosa, conhecida como Binária, e pode gerar seus próprios suprimentos de energia em massa. O trailer apresenta uma cena que poderia indicar que Carol passará por uma transformação semelhante no filme.

A história de origem

Na HQ, Carol Danvers é uma jovem ambiciosa que deixa uma família problemática para trás e se alista na Forca Aérea. Seu mantra de pilotar "Mais alto, mais rápido, mais longe" reflete seu desejo de voar cada vez mais alto e buscar novos horizontes a frase, por sinal, aparece no primeiro pôster do filme.

Na Força Aérea, ela conhece um homem chamado Walter Lawson, que na verdade é uma falsa versão humana do soldado Kree chamado Mar-Vell. Após a explosão da nave alienígena, o DNA de Carol se funde com o de Mar-Vell. Ela então passa a identificar-se como Ms. Marvel. Ela só reivindica o manto de Capitã Marvel anos mais tarde, muito depois após Mar-Vell morrer de câncer.

O filme claramente está fazendo algumas mudanças na história da protagonista. Nos quadrinhos, Carol tornou-se uma Vingadora, mas adaptação cinematográfica mostrará a personagem aventurando-se no espaço e entrando para o exército Kree. O seu passado, que envolve sua transformação como heroína e uma infância perturbada, parece inalterado.

05-Mar-Vell

O problema da amnésia

Outra grande mudança é que o trailer indica que Carol não lembra de sua vida na Terra. Provavelmente, o mesmo acidente que deu poderes também limpou a memória da personagem, o que justifica a decisão dela buscar uma nova vida com os Kree. É só depois que Carol retorna à Terra, como um soldado renegado, como Nick Fury a descreve, que suas memórias começam a retornar.

Embora essa seja uma nova versão para as histórias da Capitã Marvel, não é difícil de entender porque a Marvel decidiu seguir este caminho. Mesmo comparando com outros heróis, a infância de Carol foi complicada. Ela lidou com um pai abusivo e o constante desejo de fugir de sua vida. Sua amnésia pode ser tanto um resultado de seus traumas quando de qualquer influência física.

Embora Carol não tenha amnésia nos quadrinhos, ela originalmente teve um caso de identidade dividida. Ela periodicamente desmaiava e alternava entre Carol Danvers e Ms. Marvel, sem lembrar das suas atividades como heroína posteriormente. É provável que o filme esteja bebendo da fonte desta antiga dinâmica.

Binary_marvel

Também vale notar que Carol não está totalmente familiarizada com amnésia nos quadrinhos. A personagem foi radicalmente modificada em Avengers Annual #10, de 1981, e seus poderes e memórias foram roubados pela Vampira. Isso serviu como um recomeço para Carol, que temporariamente entrou para os X-Men e transformou-se em Binária em uma história chamada "The Brood Saga". O filme pode estar inspirando-se nessas narrativas clássicas, mesmo que Vampira não esteja envolvida no filme.

Fonte: IGN Brasil