PIAUÍ
PI: Agentes penitenciários e militares fazem curso de Escolta
Mais dois cursos de capacitação para Escolta de Preso foram realizados pela Secretaria da Justiça. Participaram do curso agentes penitenciários dos grupos de escolta das penitenciárias de Esperantina e de Picos. As aulas práticas teóricas foram ministradas pelo capitão Wilson Gomes, diretor de Inteligência e Proteção Externa.
Os cursos estão sendo realizados em todo o sistema prisional, por determinação do secretário da Justiça, Henrique Rebelo, objetivando garantir maior segurança durante a escolta dos detentos para os fóruns e outros estabelecimentos prisionais. No período de 23 a 26 de maio, seis agentes penitenciários e cinco policiais militares da Penitenciária Regional “Luiz Gonzaga Rebelo” na cidade de Esperantina participaram do curso.
Por sua vez, os agentes penitenciários do grupo de escolta e policiais militares lotados na Penitenciária Regional “João de Deus Barros” na cidade de Picos participaram do curso, no período de seis a nove de junho. O curso também foi ministrado pelo diretor de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria da Justiça, capitão Wilson Gomes e contou com a participação de seis agentes penitenciários e 11 policiais militares.
Segundo Wilson Gomes, o curso tem por objetivo repassar aos Agentes Penitenciários os ensinamentos teórico-operacionais básicos, capacitando-os para atuarem de forma eficiente e padronizada no planejamento, coordenação e execução da atividade de escolta de presos. “São abordados ainda no curso temas atuais e relevantes sobre a atividade de escolta prisional, tais como os aspectos legais e doutrinários que regem a atividade de escolta, emprego de algemas, uso da força entre outros, fornecendo ao profissional que atua nessa atividade os conhecimentos necessários para desenvolver suas ações de forma a garantir sua própria segurança, a dos escoltados e de terceiros, lastreado na legalidade e no respeito à pessoa humana”, informou o capitão. Ainda neste mês, serão capacitados os agentes do Grupo de Escolta de Parnaíba.
Fonte: Governo do Estado