Esportes

Matheus França desaponta e perde espaço no Vasco

Meia tem atuação abaixo do esperado e volta ao banco de reservas.

Matheus França não conseguiu aproveitar sua chance como titular no Vasco. Com a suspensão de Coutinho, o meia teve a oportunidade de iniciar entre os onze no confronto contra o Bahia, mas seu desempenho não agradou e ele foi substituído no intervalo.

Durante o primeiro tempo na Arena Fonte Nova, França foi frequentemente cobrado por Fernando Diniz por mais intensidade, sendo o principal alvo das instruções do treinador. A paciência com o rendimento do jogador se esgotou, levando à sua substituição por David na etapa final. O Vasco acabou derrotado por 1 a 0, acumulando sua quinta derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Segundo uma enquete do ge, Matheus França recebeu a pior avaliação entre os jogadores do Vasco. Após 13 jogos saindo do banco, havia expectativa de que ele se destacasse como titular, atuando em sua posição de origem, longe da pressão da torcida em São Januário.

Nas partidas contra São Paulo e Botafogo, França entrou no segundo tempo, atuando de forma improvisada como volante, mas teve atuações discretas. Já na derrota para o Juventude, em São Januário, entrou no lugar de Nuno Moreira e jogou com Coutinho no meio, mas terminou o jogo sob vaias da torcida vascaína.

Apesar da recente desconfiança da torcida, França foi escolhido por Diniz para substituir Coutinho contra o Bahia. Valorizado por sua versatilidade, ele foi contratado na última janela como uma opção adicional no meio-campo e no ataque, sendo visto como substituto natural do camisa 10.

Não há cláusulas no contrato que obriguem a compra baseada em tempo de jogo. França gerou grande expectativa ao chegar na última janela, devido ao seu desempenho no Flamengo e nas categorias de base. Até o jogo contra o Bahia, ele ainda não tinha sido titular.

No Crystal Palace, suas poucas oportunidades foram afetadas por lesões. Chegou ao Vasco fora de ritmo e passou por um trabalho de recuperação física. Na Data Fifa, houve um esforço para melhorar sua condição, visando disputar uma vaga no time titular nesta reta final de temporada.

O desempenho de França nos primeiros meses não agradou, e sua perda de prestígio após o jogo contra o Bahia torna improvável que ele volte a ser titular. Com o Vasco em alerta para evitar o rebaixamento, Coutinho deve retornar ao time na próxima partida contra o Internacional, na sexta-feira, às 19h30, em São Januário. O Vasco ocupa a 13ª posição com 42 pontos.